Um leitor de Castiglione: Francisco de Holanda e os seus Diálogos em Roma.

6 Maio 2020, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Il Libro del Cortegiano: sua tradução por Juán Boscán (1534); sua difusão na Península Ibérica.Francisco de Holanda: um leitor de Castiglione; o discurso acerca da pintura em Il Libro del Cortegiano; seu eco no tratado Da Pintura Antiga e nos Diálogos em Roma (1548), de Francisco de Holanda: a dignidade da pintura e o estatuto do pintor.Itália, "onde há a perfeição das coisas": a viagem a Itália (1538-1540); o Livro das Antigualhas e De Aetatibus Mundi Imagines.O valor do engenho e a importância da imitação: comentário de trechos do tratado Da Pintura Antiga e dos Diálogos em Roma.

Exames:
O exame de Cultura Renascentista inclui uma prova escrita (a realizar no dia 1 de Junho, entre as 8h e as 9h30m, com uma tolerância de 15 minutos) e uma prova oral (até trinta minutos), por videoconferência, a realizar no dia 3 de Junho, no horário habitual da aula. Este limite pode, no entanto, ser ultrapassado se o número de alunos o justificar. Nesse caso, a prova prosseguirá entre as 14h e as 16h do dia 3 de Junho.

A FLUL disponibiliza, aos alunos que o desejarem, apoio técnico para o estabelecimento da ligação Zoom em regime de videoconferência.