Sumários
Renascimento: auto-definição ou auto-engano?
31 Janeiro 2019, 10:00 • Ana Maria Sanchez Tarrio
Problematização do instrumento historiográfico "Renascimento".
Apresentação.
30 Janeiro 2019, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Apresentação.
Distribuição de informação útil (endereço electrónico da docente, horário de atendimento, programa, bibliografia, calendarização das aulas 1-10, bem como da realização ou entrega de elementos de avaliação*).
Comentário do programa e da bibliografia. Linhas de força do trabalho a realizar em Cultura Renascentista.
* Avaliação
A avaliação basear-se-á em três elementos: dois exercícios escritos presenciais (1 de Março; 10 de Maio) e um trabalho (a entregar até 12 de Abril), com igual peso na média final. Serão tidos em conta: a) a qualidade e amplitude da informação mobilizada; b) a capacidade de entendimento, de relação e de problematização; c) a qualidade da escrita, com destaque para a correcção gramatical, a clareza, a ordem, a busca de perfeição; d) o rigor deontológico. A aprovação na disciplina exigirá uma média positiva nos testes presenciais.
Apresentação da Disciplina
28 Janeiro 2019, 10:00 • Ana Maria Sanchez Tarrio
1.- Apresentação da Disciplina.
2.- Bibliografia obrigatória:
0. Sabine Melchior Bonnet, A História do Espelho, trad. José Alfaro, Lisboa, Orfeu Negro, 2017, pp. 23-51;176-188;222-241..
I.
Mirandola, Giovanni Pico della. Discurso sobre a dignidade do homem. 1ª Edição. Editora: Edições 70. Lisboa, 2006.
Montaigne, Michel de, Os Ensaios. Uma seleção, trad. Rosa Freire d’Aguiar, Lisboa: ed. Penguin-Companhia, 2010 (Ensaios, II.X “Dos livros” e outros trechos).
Roterdão, Erasmo, Elogio da loucura, trad. Álvaro Ribeiro, Lisboa : Guimarães Editores, 1996.
Sepúlveda/Las Casas, Antologia da controvérsia de Valladolid.
Cervantes, Miguel de, El Quijote (biblioteca virtual Miguel de Cervantes, fragmentos).
Resende, André de As Antiguidades da Lusitânia, trad. R. M. Rosado Fernandes, Lisboa, FCG, 1996 (fragmentos).
II
Antologia da canção amorosa renascentista (Petrarca, Garcilaso de la Vega, Luís de Camões, Shakespeare).
Ribeiro, Cristina Almeida, Cancioneiro Geral de García de Resende, Lisboa, Comunicação, 1991 (Seleção).
3.- Método de avaliação e datas dos testes.
Duas Provas Presenciais:
Primeira Prova Escrita (30%): 18 de Março.
Segunda Prova Escrita: (50%): 6 de Maio*.
Avaliação contínua (20%).
- NOTA: A Segunda Prova Escrita de Avaliação poderá ser substituída por um Trabalho Escrito Orientado, cujo projecto deverá ser entregue pelo aluno até 21 de Março.