Sumários

Classes sociais.

8 Outubro 2015, 12:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

A sociedade e a estratificação em classes. Critérios definidores da classificação nas várias classes sociais: os factores materiais e a sua relação com o estatuto. Função e papel como conceitos provindos da área da sociologia que têm relevo na abordagem da cultura.
Permanência e mobilidade social. Reflexão comparativa segundo uma perspectiva cronológica.
A importância da globalização na mudança a operar-se nas culturas nacionais.


Aula prática: Visita ao Museu Bordalo Pinheiro

7 Outubro 2015, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

O Museu Bordalo Pinheiro como Material de reflexão sobre a construção da identidade nacional portuguesa.


A cultura europeia

6 Outubro 2015, 12:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

O conceito de Europa aliado às noções de cultura.
A cultura dos quotidianos e os planos simbólicos: as celebrações e as memórias registadas no colectivo.

A vertente estética e filosófica das várias culturas nacionais que fazem parte da cultura europeia.


Cultura como ferida. Apresentação da primeira parte do programa

2 Outubro 2015, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Foi proporcionada uma explicação da proposta curricular conjunta, na sua primeira parte, para permitir aos alunos a escolha de um trabalho orientado desde as primeiras aulas.


A aula consistiu na apresentação de problemáticas em torno da interpretação da cultura como identidade nacional. Foi igualmente apresentada a leitura obrigatória: As comunidades imaginadas de B. Anderson.


Problematização do conceito de cultura.

1 Outubro 2015, 12:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Análise de excertos do ensaio de T.S.Eliot, Notes towards the Definition of Culture. A cultura numa perspectiva individual em relação com abordagens do colectivo.
A visão organicista da cultura. A influência de Matthew Arnold (Culture and Anarchy)na visão da cultura como processo de enriquecimento intelectual e ético.
A relação entre religião e cultura.