Cultura e Sociedade TP3

 

Docente

Elsa Peralta

 

PROGRAMA

 

Objectivos:

1.     Oferecer aos alunos uma introdução aos principais conceitos e ferramentas de análise crítica da sociedade e da cultura, bem como seus aspectos relacionados, tais como poder, identidade, género, tecnologia e globalização;

2.     Fornecer ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de pesquisa social e cultural ética com base em repertórios culturais diversos.

 

Conteúdos: 

1.   Cultura e sociedade: introdução

2.   Discurso, prática, representação, tradução: funções, elementos e dimensões da cultura.

3.   As múltiplas escalas da cultura: pessoal, local, nacional e global.

4.   O campo da cultura na sociedade: poder e ideologia; classe e ex/inclusão social; corpo, identidade e género.

5.   Do povo à multitude: cultura popular e mudança cultural

6.   Cultura e sociedade no mundo digital

7.   Analisar a cultura e a sociedade: métodos qualitativos, etnografia e análise cultural

8.   Conclusão: implicações éticas da análise e actuação no campo da cultura e sociedade

 

FORMATO DAS AULAS

As aulas incluirão exposição por parte do docente, debates, exercícios em sala, apresentações dos alunos e, eventualmente, visionamento de vídeos. Os alunos devem realizar todas as leituras indicadas antes da aula e vir preparados com perguntas e comentários para discussão.

 

AVALIAÇÃO 

1. Prova presencial individual respeitante a todos os pontos do programa (40%);

2. Participação, Assiduidade e Exercícios no âmbito da análise cultural (20%);

3. Desenvolvimento de um trabalho em grupo utilizando os métodos de pesquisa abordados em aula. O trabalho incide sobre um tema cultural à escolha que permita elucidar as problemáticas conceptuais implicadas no campo da cultura e da sociedade (40%).

 

BIBLIOGRAFIA (máx. 5 referências)

Bennett, Tony, Lawrence Grossberg & Meaghan Morris, eds. (2005). New Keywords. A Revised Vocabulary of Culture and Society. Oxford: Blackwell.

Hall, Stuart (1997). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices.

London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications & Open University.

Kidd, Dustin (2014), Pop Culture Freaks: Identity, Mass Media, and Society. Philadelphia: Westview Press.

Oswell, David (2006), Culture and Society: An Introduction to Cultural Studies. London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications.

Reed, T. V. (2019), Digitized Lives: Culture, Power and Social Change in the Internet Era. New York: Routledge.