aula 1

22 Setembro 2015, 14:00 Ivo José de Castro

1. Apresentação do seminário. As aulas compreendem exposições e exercícios práticos (leitura, edição, comentário). A avaliação consiste: a) na participação activa em aula; b) na realização de um trabalho individual de pesquisa e edição, realizado sob supervisão no período do seminário.

2. Breve delinear histórico da disciplina: Karl Lachmann e as principais marcas do seu método (erros comuns, reconstituição do texto original por conjectura e comparação de cópias); Bédier e a edição de manuscritos não conjecturados; a recuperação italiana do neo-lachmannismo (variante e não erro; tradição aberta). Uma revolução coperniciana: o conceito de autógrafo é central. Dele decorre a distinção entre a CT de originais e a CT de cópias.

3. Em Portugal: 1º Adolfo Coelho (+ Sr. Epifânio); 2º Leite, D. Carolina (+Gonçalves Viana, Teófilo, Cândido de Figueiredo); 3º Carolina →Piel; Leite→Silva Correia e Rodrigues Lapa→0. A linhagem linguística de Leite de Vasconcelos cessou; Cintra como subarquétipo da linhagem de Pidal.

4. Fontes para a história da filologia: 1. estudos científicos publicados; 2. materiais genéticos desses estudos; 3. cartas entre cientistas; 4. recepção dos estudos (recensões, polémicas, continuações; 5. marcas de leitura (anotações marginais, bibliotecas pessoais).


A avaliação será medida pela participação nos trabalhos em aula, pela assiduidade e pela elaboração de um trabalho de tema dado, executado em regime de supervisão semanal.