Descrição: O objetivo principal deste seminário é refletir sobre o desenvolvimento histórico da língua, focando temas e problemas relativos às fontes documentais do português, com referência a outras disciplinas (história, cultura e literatura) e, particularmente, aos princípios metodológicos da crítica textual. 

O curso está planeado de modo a fornecer aos estudantes o conhecimento do estado da arte e com instrumentos e métodos de trabalho específicos e pretende preparar os estudantes para: (1) identificar e classificar mudanças linguísticas em documentos escritos; (2) preparar uma edição crítica; (3) desenvolver competências que lhes permitam coligir, selecionar, descrever e interpretar dados no quadro da linguística histórica, tirando conclusões e ensaiando generalizações e (4) demonstrar domínio de métodos e estratégias para a análise e interpretação de textos. 

Conteúdos programáticos: (1) Do Latim ao Português: mudanças fonológicas, morfológicas, sintáticas e lexicais; (2) Breve descrição da gramática da língua portuguesa dos séculos XV e XVI (principais características; mudanças gramaticais em curso); (3) Fontes textuais para o estudo da história da língua portuguesa (o documento escrito enquanto instrumento para a reconstrução de estados pretéritos da língua na sua relação com a dimensão histórica e social); (4) A Crítica Textual orientada para a Linguística Histórica (o texto como testemunho de língua; papel dos elementos linguísticos no estabelecimento crítico do texto; peritagem filológica e linguística ao serviço do apuramento do texto); (5) Metodologias necessárias para constituir um corpus de trabalho adequado para a recolha, classificação e análise de dados (corpora, atlas linguísticos, gramáticas e textos escritos). 

Avaliação: 1 trabalho de edição e 1 trabalho individual de análise linguística.

 

Bibliografia fundamental

cardeira, E. (2005). Entre o Português Antigo e o Português Clássico. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

cardeira, Esperança (2006). O essencial sobre a história do Português. Lisboa: Caminho.

castro, Ivo (2006). Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.

cunha, Antônio Geraldo da (1982). Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 19862.

hock, H. (1986). Principles of Historical Linguistics. Mouton de Gruyter.

maia, Clarinda de Azevedo (1986). História do Galego-Português. Lisboa: Gulbenkian, 19972.

silva, Rosa Virgínia Mattos e (2008). O Português Arcaico. Uma Aproximação. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

teyssier, Paul (1980). História da Língua Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa.

williams, Edwin B. (1938). From Latin to Portuguese (historical phonology and morfology of the Portuguese language). Trad. port. de Antônio Houaiss. Do Latim ao Português: fonologia e morfologia históricas da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 19864.