Objetivos de aprendizagem

O fio condutor deste seminário é o estudo do desenvolvimento histórico da língua portuguesa a partir de fontes escritas. Para tal, combinam-se os princípios metodológicos da crítica textual e da linguística histórica e proporciona-se aos alunos formação avançada no domínio da edição crítica de textos produzidos entre os séculos XII e XVI.

A partir dessa orientação de base, os alunos adquirem conhecimentos que lhes permitam: a) delinear um panorama teórico (respeitante à tipologia documental) e prático (respeitante às coleções de documentos, i.e. aos corpora) das fontes disponíveis para o estudo do português no período considerado; b) proceder à própria edição crítica desse tipo de fonte, bem como c) ao seu escrutínio linguístico, identificando e classificando mudanças lexicais e gramaticais e formulando as generalizações pertinentes.

O cumprimento dos objetivos do seminário implica o estabelecimento de pontes com outros ramos do conhecimento, tais como a história, a cultura ou a literatura; a interdisciplinaridade é uma característica nuclear da crítica textual e é possibilitada no seminário.

Conteúdos programáticos

  1. Introdução: conceitos fundamentais de crítica textual e linguística histórica.
  2. Fontes documentais para o estudo histórico da língua: inventário panorâmico e crítico.
  3. Sumário da história da língua portuguesa.
  4. O português medieval em foco: principais características; mudanças lexicais e gramaticais.
  5. Que português foi levado nas naus dos Descobrimentos? Estado da língua portuguesa no século XVI.
  6. Problemas de edição crítica: limitações da reconstrução de estados anteriores da língua a partir de fontes escritas; análise de mudanças linguísticas em documentos de diferentes períodos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados a partir de três itens:

  • Elaboração e apresentação oral de um trabalho escrito individual = 75% da classificação final. O tema do trabalho é livre, embora integrado nos conteúdos programáticos da disciplina. A entrega do trabalho ao docente ocorrerá em data a combinar; as apresentações orais respetivas decorrerão nas duas últimas aulas do semestre (17 e 24/04/2024).
  • Apresentação oral de um texto de leitura obrigatória = 15%.
  • Exercícios de edição e análise linguística de documentos de diferentes épocas e restante participação em aula = 10%.

Em qualquer elemento de avaliação serão valorizados o pensamento crítico e a proatividade na resolução das questões de investigação.