Unidade Curricular | Course Unit
Crítica Textual |
Código da Unidade Curricular | Course ID
LAC2.920622 |
ECTS | Credits
12 |
Ciclo de Estudos | Level
1.º |
Semestre | Semester
1 |
Docente(s) | Instructor(s)
João Dionísio |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
A UC pretende desenvolver a aquisição de competências práticas de elaboração de edições de textos de tradição apógrafa e de tradição autógrafa. Familiarizados com fundamentos teóricos e metodológicos da Crítica Textual, os alunos adquirirão competências para reconhecer e descrever os fenómenos inerentes aos processos de produção e de transmissão de um texto. Neste sentido desempenharão tarefas de recenseamento testemunhal, transcrição, colação, representação cronológica da informação textual, constituição do texto e representação da variação. Adicionalmente, poderão ser treinados em actividades de editoração do próprio trabalho editorial. Estes objectivos
serão trabalhados com base nos textos Frei Luís de Sousa, de Almeida
Garrett; e Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Dois exercícios escritos de igual
peso para a nota final. A participação na aula, regular e de qualidade, pode
bonificar a média em um ponto. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, Lisboa: Imprensa Nacional, 1844 Bernardim Ribeiro, História de Menina e Moça, Ferrara: [Abraham Usque], 1554 Bernardim Ribeiro, Primeira
e segunda parte do livro chamado As Saudades, Évora: André de Burgos,
1557 Castro, Ivo, «Filologia», Biblos. Enciclopédia «Verbo» das Literaturas de Língua Portuguesa, 1997, vol. 2, col.602-609. Roncaglia, Aurelio, Principi e applicazioni di critica testuale. Roma: Bulzoni, 2016
|