Programa

O programa tem como objectivo a aquisição e domínio de conceitos de crítica textual (produção e transmissão de textos) e a aquisição de competências na prática de edição genética e de edição crítica de textos modernos, bem como de edição semidiplomática e de edição crítica de textos antigos.

1.Textos modernos: Camilo Castelo Branco, A Caveira da Mártir. Prática de edição genética e de edição crítica com testemunhos autógrafos e testemunhos impressos revistos pelo autor. Problemas de crítica genética, análise de emendas autorais e descrição fundamentada de aspectos do processo de escrita de Camilo Castelo Branco.

2.Textos antigos: Diálogos de S. Gregório. Prática de edição semi-diplomática. Princípios para uma edição crítica: noções fundamentais de estemática.

Avaliação

A avaliação inclui 5 elementos de avaliação: três trabalhos feitos em casa e dois testes presenciais e escritos. A nota final será a média ponderada dos elementos de avaliação realizados. A participação oral pertinente constitui factor de ponderação para a nota final, nomeadamente a participação oral que consista na resolução de problemas propostos como trabalho para casa.

Bibliografia

Blecua, Alberto, Manual de crítica textual, Madrid, Castalia, 1983.

Castelo Branco, Camilo, Amor de Perdição, ed. genética e crítica de Ivo Castro, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2007.

Castro, Ivo, «Filologia», Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, dir. J.A.Cardoso Bernardes, A. Pinto de Castro, M.L. Ferraz, G. Chaves de Melo, vol.2, Lisboa, Verbo, 1995, cols. 602-9.

Grésillon, Almuth, Eléments de Critique Génétique, Paris, Presses Universitaires de France, 1994.

Tavani, Giuseppe, «Edição Crítica», Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, org. G. Tavani e G. Lanciani, Lisboa, Caminho, 1993, 229-33.