A unidade curricular desenvolve metodologias e competências de análise e interpretação críticas de diferentes tipos de imagens e da variedade dos modos de ver; estuda-se, assim, o desenvolvimento das formas de representação visual e dos usos da imagem, no presente e passado, e seus diferentes contextos; dá-se particular relevo ao estudo da relação visão/imagem, das imagens espontâneas, naturais, sociais e artísticas, assim como à relação imagem/texto e sua semiologia.


A disciplina estuda ainda a linguagem e a diegese da comunicação não-verbal; a relação da imagem com as artes visuais, performativas, literárias, assim como  a intermidialidade; aborda aspectos e funções que tornam a imagem central na cultura e sociedade contemporâneas, das indústrias produtoras de imagens às diferentes formas de manipulação da imagem. 


Realiza-se uma breve introdução à estética, à função social e psicológica da imagem e à gramática da linguagem visual. 



Bibliografia introdutória:

Gardies, René (org). Compreender o Cinema e as Imagens (2006). Pedro Elói Duarte (tradução). Lisboa: Texto & Grafia, 2011; 

Joly, Martine. Introdução à Análise da Imagem (1994). José Eduardo Rodil (tradutor). Lisboa: Edições 70, 2004; 

Rose, Gillian. Visual Methodologies. London: Sage Publications, 2001;

Mirzoeff, Nicholas (ed.). The Visual Culture Reader (3rd ed.). London: Routledge, 2013.



Avaliação:

Participação nas aulas (pequenas intervenções) 20% + 1.º teste ou um ensaio escrito 40% + 2.º teste 40% = 100% da nota final.





Bibliografia Geral (em construção):

Burger, John, Ways of Seeing. London: Penguin, 1973;

Hegel, Estética, 1820;

Sontag, Susan, On Photography. New York: Picador, 1977; 

Sontag, Susan, Regarding the Pain of Others. New York: Picador, 2003