Metamorfoses do rosto: questões fílmicas

2 Dezembro 2020, 15:30 Joana Matos Frias

Leitura e comentário da abertura de Faces: Uma História do Rosto, de Hans Belting: da importância crucial do movimento de da transformação na nossa relação com o rosto, desde a intersubjectividade do face-a-face ao silêncio da expressão facial, passando pela importância da voz e pelos sinais dinâmicos do envelhecimento. 
Distinções imediatas entre as apresentações do rosto no cinema face à pintura e à fotografia.Visionamento de dois exercícios cinematográficos elaborados a partir da fotografia «Trois femmes», de Lucien Hervé: Week-end, de Jean-Luc Godard, e  Szél, de Marcell Iványi. Breves considerações sobre a temporalidade do plano-sequência e as possibilidades dos movimentos de câmara: travellings, panorâmicas e zoom. O dinamismo da expressão facial proporcionado pela montagem e o caso especial do «efeito Kuleshov»: os exemplos de Ivan Mosjoukine e Alfred Hitchcock.