Sumários

Debate sobre ativismo visual

22 Novembro 2017, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Debate: Será o ativismo visual uma estratégia capaz de mudar o mundo?

Klein, Naomi. “Beyond the Brand”, “Consumerism versus Citizenship”, No Logo: Taking Aim at the Brand Bullies. New York: Picador, 1999. 420-437; 438-446.

NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally (2003) https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM

Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”, How to See the World. London: Penguin, 2015. 289-298.


O conceito de «Representação» e os Estudos de Cultura Visual

21 Novembro 2017, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Na sequência da análise concluída na passada sessão de trabalho, e partindo-se do primeiro capítulo de Sturken e Cartwright, Practices of Looking (2009), procedeu-se ao exame da centralidade do conceito de «representação» no âmbito dos estudos de cultura visual.


Estratégias de análise do discurso publicitário

17 Novembro 2017, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Abordagens para análise das componentes visual e verbal dos textos publicitários escolhidos para o projeto de pesquisa.

Discussão dos capítulos “Time: Narrative and History” e “Conclusions”, de Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising, da autoria de J. Williamson.

Williamson, Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”. 152-179.


Conclusão da Análise Conceptual em Curso

16 Novembro 2017, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Com base ainda no Glossário de Sturken e Cartwright incluído em Practices of Looking, foram examinados interligadamente os conceitos de «reprodução», «aura» e «autenticidade», estendendo-se  esse exame aos de «réplica», «simulacro» e «simulação».


Estratégias de análise do discurso publicitário

15 Novembro 2017, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Elaboração do segundo esquema para o projeto de pesquisa.

Discussão do capítulo “A Currency of Signs”, de Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising, da autoria de J. Williamson.

Williamson, Judith. “A Currency of Signs”. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars, 2010. 17-39.