Sumários
Debate sobre ativismo visual
22 Novembro 2017, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Debate: Será o ativismo visual uma estratégia capaz de mudar o mundo?
Klein, Naomi.
“Beyond the Brand”, “Consumerism versus Citizenship”, No Logo: Taking Aim at the Brand Bullies. New York: Picador, 1999. 420-437; 438-446.
NO LOGO.
Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally
(2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”, How to See the World. London: Penguin,
2015. 289-298.
O conceito de «Representação» e os Estudos de Cultura Visual
21 Novembro 2017, 10:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Na sequência da análise concluída na passada sessão de trabalho, e partindo-se do primeiro capítulo de Sturken e Cartwright, Practices of Looking (2009), procedeu-se ao exame da centralidade do conceito de «representação» no âmbito dos estudos de cultura visual.
Estratégias de análise do discurso publicitário
17 Novembro 2017, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Abordagens para análise das componentes visual e verbal dos textos publicitários escolhidos para o projeto de pesquisa.
Discussão dos capítulos “Time: Narrative and History” e “Conclusions”, de Decoding
Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising, da autoria de J. Williamson.
Williamson,
Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”. 152-179.
Conclusão da Análise Conceptual em Curso
16 Novembro 2017, 10:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Com base ainda no Glossário de Sturken e Cartwright incluído em Practices of Looking, foram examinados interligadamente os conceitos de «reprodução», «aura» e «autenticidade», estendendo-se esse exame aos de «réplica», «simulacro» e «simulação».
Estratégias de análise do discurso publicitário
15 Novembro 2017, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Elaboração do segundo esquema para o projeto de pesquisa.
Discussão do capítulo “A Currency of Signs”, de Decoding
Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising, da autoria de J. Williamson.
Williamson,
Judith. “A Currency of Signs”. Decoding
Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars,
2010. 17-39.