Aspectos Fundamentais de Martin Scorcese on the Importance of Visual Literacy

22 Maio 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Relativamente a Martin Scorcese on the Importance of Visual Literacy deve observar-se basicamente o seguinte: na Introdução - 1) a literacia visual (em particular associada ao cinema e à televisão) é apresentada como alternativa à verbal e à teatral, 2) a programação televisiva dos anos 50 do século XX nos Estados Unidos da América é considerada a melhor de sempre, 3) narrar visualmente uma história implica, antes de mais, centrar nela os olhos do espectador, por exemplo mediante o ângulo da câmara; na 1ª Parte, «On Visual Literacy» - 1) deve desenvolver-se nas crianças, desde muito cedo, a capacidade de lerem criticamente as formas como as imagens, em especial no cinema, vídeo ou vídeo digital, exprimem ideias e emoções, 2) é imprescindível que a sociedade esteja consciente da poderosa influência das imagens; na 2ª Parte, «On Cinema Storytelling» - 1) a literacia visual pressupõe o fazer, i.e. o filmar, 2) filmar obriga a pensar o que se pretende dizer, e como fixar nisso que se quer dizer os olhos da audiência; na 3ª Parte, «On Violence in Film» - 1) o problema da representação cinematográfica da violência depende do mundo assim representado e da audiência a que se dirige essa representação; na 4ª Parte, 'Teaching «The Story of Movies»' - 1) incluído no currículo, o cinema treina o olhar crítico dos estudantes, permitindo-lhes perceber o poder narrativo das imagens, muitas vezes exercido subliminarmente.