Entrega das Propostas de Projectos Visuais a Desenvolver │ Início da Análise do Ponto 1. dos Conteúdos Programáticos, Cultura Visual: Área de Estudos e Objecto(s), Mediante John Berger, Ways of Seeing, 1º Programa
9 Outubro 2018, 10:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Procedeu-se à revisão dos sumários da semana anterior.
- Entrega das propostas de objectos na base dos Projectos Visuais a desenvolver em equipa, e que constituem 1 dos elementos de avaliação.
- Foi recordado aos estudantes que a docente está semanalmente disponível para recebê-los, mediante marcação, às terças-feiras e quintas-feiras, a qualquer hora, entre as 15:30 e as 22:00.
- Durante os cerca de 6 minutos iniciais de Ways of Seeing, distinguem-se as seguintes afirmações: 1) complexidade do acto de ver; 2) a perspectiva, convenção que tipifica a arte europeia, coloca o olhar do observador no centro da sua realidade; 3) com a invenção da câmara, tudo mudou, passando a ver-se o que não está imediata e directamente diante dos olhos; 4) a reprodução, em especial a mecânica, de imagens até então únicas, retirando-as do contexto para que foram pensadas ou em que foram recentradas, priva-as de antigos significados, ao mesmo tempo que lhes confere outros, novos.
- Os estudantes foram alertados para a necessidade de lerem, comparando-o com o 1º Programa da Série, o 1º Capítulo de Ways of Seeing, livro publicado logo após a transmissão televisiva, em 1972 também, e incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas. Foi ainda pedido que lessem, no Glossário de Practices of Looking (e quanto aos conceitos de «Convention» e «Uniqueness» referidos por Berger logo no início daquele 1º Programa), as entradas para «Code», «Encoding» e «Decoding» e para «Aura» e «Reproduction», respectivamente.