Cultura Visual, «Media» e Brand Culture» II
14 Fevereiro 2019, 10:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Na sequência das análises dos vídeos «Estreia do Novo Estúdio da SIC Notícias em Paço de Arcos» (<https://www.youtube.com/watch?v=c6u0lCm45ac>) e The New Peugeot 508 - Behind the performance The Score (<https://www.youtube.com/watch?time_continue=140&v=MdS3Qpv-6ds>), a que se procedeu na passada sessão de trabalho, foram apontados os seguintes capítulos de Sturken and Cartwright (2018): 6. «Media in Everyday Life» e 7. «Brand Culture: The Images and Spaces of Consumption», os quais, não constando de qualquer das 2 Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas já obtidas pelos estudantes, lhes serão disponibilizados pela docente mediante pedido seu.
- Considerados estes capítulos 6. e 7. de Sturken and Cartwright (2018), e considerado também que esta é uma excelente introdução às questões da cultura visual, observou-se a sua estrutura, emergindo os capítulos 1 e 2 como «the most introductory» (8), nas palavras das próprias autoras. Aos estudantes foi recordado que, na 1ª Colectâneas de Leituras e Consultas Aconselhadas, dispõem desde as páginas iniciais do livro até ao fim do capítulo 1, bem como do utilíssimo Glossário e, na 2ª Colectânea, dispôem dos capítulos 2 e 3.
- Com base numa primeira problematização deste nosso «heavily visually constituted world» (5), novamente nas palavras de Sturken and Cartwright (2018), a terminar a secção inicial da Introdução ao livro, pediu-se aos estudantes que procedessem, para a próxima sessão de trabalho, à audição de: Colaço, Rita (19 Setembro, 2018, 09:50). «Com Olhos de Ouvir» [audio, 43:51]. Sonoplastia de Paulo Castanheiro. Grande Reportagem. RTP, Rádio e Televisão de Portugal: Rádio Antena1 e NOVA FCSH, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: Media Lab. [Consultada: 13 Fevereiro, 2019]. Disponível em: <https://www.rtp.pt/noticias/grande-reportagem/grande-reportagem-antena1-com-olhos-de-ouvir_a1099575>.