Sumários
Apresentações orais
30 Novembro 2016, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Apresentações
orais dos trabalhos de pesquisa e análise de um texto publicitário.
Discussão e aprofundamento da leitura dos anúncios escolhidos. Feedback sobre os posters.
Planeamento da intervenção de limpeza da costa marítima, dia 8 de dezembro.
Ativismo visual
25 Novembro 2016, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Discussão do último capítulo de How to See the World, da autoria
de N. Mirzoeff. Visionamento de diversos vídeos sobre os tópicos
abordados. Exercício de escrita individual inspirado na questão colocada
pela filósofa Grace Lee Boggs — "What time is it on the clock of the
universe?" —; partilha de alguns dos textos. Análise de imagens de mupies da cidade de Lisboa com intervenções criativas.
Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism,” How to See the World. London: Penguin,
2015. 289-298.
https://m.youtube.com/watch?v=9cVEzkaqUQw
https://m.youtube.com/user/schooloflifechannel
http://www.vam.ac.uk/content/exhibitions/disobedient-objects/disobedient-objects-about-the-exhibition/
No Logo
23 Novembro 2016, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Conclusão da visualização do documentário NO
LOGO. Brands, Globalization & Resistance e discussão das suas ideias principais, em diálogo com os conteúdos das secções de No Logo, da autoria de Naomi Klein.
Klein, Naomi. “Introdução”, Tudo alternativo” e “Posfácio”. No Logo. Lisboa: Relógio de Água, 2002.
12-21; 85-109; 483-494.
NO
LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally
(2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
Projeto de pesquisa e NO LOGO
18 Novembro 2016, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Feedback sobre os esquemas elaborados na aula anterior; esclarecimento de dúvidas; análise de uma seleção de posters apresentados pelos colegas em anos letivos anteriores; marcação de datas de apresentação.
Visionamento de uma secção do documentário sobre NO LOGO, de N. Klein.
NO
LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally
(2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM
Projeto de pesquisa
16 Novembro 2016, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Elaboração
de um esquema para a análise do texto publicitário escolhido pelos alunos para o seu projeto de pesquisa. Trabalho em grupo acompanhado pela professora.