Sumários

Apresentações orais

30 Novembro 2016, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Apresentações orais dos trabalhos de pesquisa e análise de um texto publicitário. Discussão e aprofundamento da leitura dos anúncios escolhidos. Feedback sobre os posters.

Planeamento da intervenção de limpeza da costa marítima, dia 8 de dezembro.


Ativismo visual

25 Novembro 2016, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Discussão do último capítulo de How to See the World, da autoria de N. Mirzoeff. Visionamento de diversos vídeos sobre os tópicos abordados. Exercício de escrita individual inspirado na questão colocada pela filósofa Grace Lee Boggs — "What time is it on the clock of the universe?" —; partilha de alguns dos textos. Análise de imagens de mupies da cidade de Lisboa com intervenções criativas.


Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism,” How to See the World. London: Penguin, 2015. 289-298.

https://m.youtube.com/watch?v=9cVEzkaqUQw

https://m.youtube.com/user/schooloflifechannel

http://www.vam.ac.uk/content/exhibitions/disobedient-objects/disobedient-objects-about-the-exhibition/


No Logo

23 Novembro 2016, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Conclusão da visualização do documentário NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance e discussão das suas ideias principais, em diálogo com os conteúdos das secções de No Logo, da autoria de Naomi Klein.

Klein, Naomi. “Introdução”, Tudo alternativo” e “Posfácio”. No Logo. Lisboa: Relógio de Água, 2002. 12-21; 85-109; 483-494.
NO LOGO.
Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally (2003) https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM


Projeto de pesquisa e NO LOGO

18 Novembro 2016, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Feedback sobre os esquemas elaborados na aula anterior; esclarecimento de dúvidas; análise de uma seleção de posters apresentados pelos colegas em anos letivos anteriores; marcação de datas de apresentação.

Visionamento de uma secção do documentário sobre NO LOGO, de N. Klein.

NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, realizado por Sut Jally (2003)
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM


Projeto de pesquisa

16 Novembro 2016, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Elaboração de um esquema para a análise do texto publicitário escolhido pelos alunos para o seu projeto de pesquisa. Trabalho em grupo acompanhado pela professora.