Sumários

Estudo de Vita Nova

27 Setembro 2021, 11:00 Maria João Almeida

Dante e o “dolce stil novo”. O conceito de “gentilezza”, um novo ideal de aristocracia intelectual e espiritual. Amor e canto: o estilo “della loda”.


Estudo de Vita Nova

22 Setembro 2021, 11:00 Maria João Almeida

A fundação do mito de Beatriz: a missão salvifíca da “gentilissima”. Dante e o “dolce stil novo”. O conceito de “gentilezza”, um novo ideal de aristocracia intelectual e espiritual. Amor e canto: o estilo “della loda”.~

Análise e comentário de passos da obra.


Estudo de Vita Nova

20 Setembro 2021, 11:00 Maria João Almeida

Memória e escrita: o “libello” como história exemplar. Etapas do percurso sentimental, espiritual e poético do protagonista. Do amor cortês à charitas, a nova inteligência de amor.


Estudo de Vita Nova

15 Setembro 2021, 11:00 Maria João Almeida

Abordagem geral de Dante para introdução aos principais tópicos a desenvolver no estudo dos textos do autor. 

Contexto histórico- político, sócio-económico e cultural: era dos "comuni".
Vita Nova: explicação do título; estrutura (o prosimetrum e seus modelos); temática dominante; data de composição; tradição manuscrita e história editorial.


Aula de apresentação

13 Setembro 2021, 11:00 Maria João Almeida

Apresentação do Programa, do calendário de trabalho, dos critérios e do método de avaliação. 

Panorâmica histórica, político-social e literária do tempo de Dante.
Dante na “net” e os recursos multimedia.

As aulas seguem o modelo teórico-prático, a partir de um critério de base uniforme. Em cada
tópico, o docente expõe o essencial das questões directa e indirectamente nele implicadas e
distribui a bibliografia necessária, comentada e seriada por ordem de interesse. Os estudantes
intervêm apoiados nas leituras, nos resultados da sua reflexão e dos conhecimentos adquiridos.
As intervenções orais e os trabalhos escritos procuram optimizar a relação entre a aprendizagem,
a destreza e grau de elaboração da sua exposição oral e escrita.
Formas e elementos de avaliação
• 1- dum exercício escritos presencial (60%)
• 2- uma apresentação oral (35%)
• 3- assiduidade e participação (5%)
Na falta de qualquer um dos elementos de avaliação (1 ou 2), o aluno não é avaliado.