Últimos anúncios

Programa

25 Agosto 2021, 13:21 José Maria



PROGRAMA DRAMATURGIAS CONTEMPORÂNEAS

PROF.: JOSÉ MARIA VIEIRA MENDES


Pretende-se nesta UC dar a conhecer algumas práticas dramatúrgicas que marcam a sua evolução ao longo da segunda metade do século XX e início do sec. XXI num contexto europeu e ocidental, abordando as problemáticas da sua relação com o teatro e espetáculos.

Paralelamente à leitura de algumas peças que reflitam diferentes entendimentos das possibilidades oferecidas pelo género dramático neste período, serão lidos textos teóricos que ajudarão os estudantes a relacionar-se com o vocabulário que tem marcado a história mais recente da literatura dramática no teatro contemporâneo. Além disso, serão visionados alguns espetáculos de artes performativas (teatro, dança e formatos híbridos) e analisada a sua relação com a palavra. Serão lidos textos de Christopher Balme, Theresia Birkenhauer, Hans-Thies Lehmann, Jacques Derrida, bem como peças de Gertrude Stein, Caryl Churchill, Sarah Kane e René Pollesch, e veremos vídeos de espetáculos de Vera Mantero, Rita Natálio & João dos Santos Martins, Gob Squad, Halory Goerger & Antoine Defoort.

No final do semestre, os estudantes devem estar familiarizados com práticas dramatúrgicas no contexto das artes performativas contemporâneas e com autoras e autores de literatura dramática contemporânea.


A avaliação será feita através da entrega de dois trabalhos a meio e no final do semestre (40% cada), bem como da participação em aula (20%).

Os textos de leitura obrigatória podem ser encontrados aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/1UCogtnxO1RsBNttYclH0YuLauAoBo-jy?usp=sharing


Este programa poderá e deverá sofrer alterações ao longo do semestre.

 

 

Aula 1 (15/09): introdução.

Aula 2 (17/09): não haverá aula 

Aula 3 (22/09): Christopher Balme, “Text and Performance”, The Cambridge Introduction to Theatre Studies.

Aula 4 (24/09): Christopher Balme, “Text and Performance”, The Cambridge Introduction to Theatre Studies.

Aula 5 (29/09): Sarah Kane, Blasted

Aula 6 (01/10):  Sarah Kane, Blasted

Outubro

Aulas 7 (06/10): Hans-Thies Lehmann, “From Logos to Landscape”

Aulas 8 (08/10):  Gertrude Stein (excerto de “Plays”)

Aulas 9 (13/10): Gertrude Stein, I Like it to be a Play e A Play Called Not and Now

Aula 10: (15/10): Gertrude Stein, A Play Called Not and Now

Aula 11 (20/10): Theresia Birkenhauer, “O tempo do texto no teatro”

Aula 12: (22/10): Theresia Birkenhauer, “O tempo do texto no teatro”

Aula 13: (27/10): Caryl Churchill, This is a Chair
Entrega trabalho 1

Aula 14 (29/10): Vera Mantero, Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza. (visualização)

Aula 15 (03/11): Entrega e discussão de trabalhos. Vera Mantero, Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza. (discussão)

Aula 16: (05/11): Derrida, “O teatro da crueldade e o fechamento da representação”.

Aula 17 (10/11): Derrida, “O teatro da crueldade e o fechamento da representação”.

Aula 18 (12/11): Jérome Bel, Veronique Doisneau (visualização)

Aula 19  (17/11): Jérome Bel, Veronique Doisneau (discussão)

Aula 20 (19/11): André e. Teodósio, Cenofobia

Aula 21 (24/11): Gob Squad, Are You With Us (30 minutos)

Entrega trabalho 2

Aula 22 (26/11): René Pollesch, O amor é mais frio que o capital

Aula 23: (01/12):  FERIADO

Aula 24 (03/12): Mélancolie des dragons de Philippe Quesne.

Aula 25 (08/12): FERIADO

Aula 26 (10/12): A DECIDIR

Entrega trabalho 2 (data a agendar)

Aula 27 (15/12): J. M. Vieira Mendes, Max e René

Aula 28 (17/12): Avaliação e balanço

 

 

Bibliografia:

Balme, Christopher (2008), “Text and Performance”, The Cambridge Introduction to Theatre Studies, Cambridge University Press

Birkenhauer, Theresia (2012), “O tempo do texto no teatro”, in Revista Cena nº 11, Porto Alegre, Universidade Federal Rio Grande do Sul.

Churchill, Caryl (2014), This is a Chair in Plays 4, London, Nick Hern Books.

Derrida, Jacques (1971), “O teatro da crueldade e o fechamento da representação” in A escritura e a diferença, São Paulo, Editôra Perspectiva.

Lehmann, Hans-Thies (1997), “From Logos to Landscape”, Text in Contemporary Dramaturgy, Performance Research, 2:1, 55-60.

Kane, Sarah (2008), Blasted in Complete Plays, Methuen Drama

Mendes, J. M. Vieira (2016), Max e René in Uma coisa, Lisboa, Livros Cotovia.

Pinter, Harold (1996), The Lover in Plays 2, London, Faber and Faber.

Pollesch, René (2011), O amor é mais frio que o capital in O amor é mais frio que o capital, Lisboa, Livros Cotovia / Artistas Unidos.

Stein, Gertrude (2017), There is no Nº 411. The Complete Writings.

Teodósio, André e. (2010), Cenofobia in Panos 2010, Culturgest.

Corpo Docente

José Maria Lobo Antunes
joseantunes@edu.ulisboa.pt