PROGRAMA DRAMATURGIAS CONTEMPORÂNEAS

PROF.: JOSÉ MARIA VIEIRA MENDES

 

Pretende-se nesta UC dar a conhecer algumas práticas dramatúrgicas que apresentam dificuldades e oferecem resistência ao longo da segunda metade do século XX e início do sec. XXI num contexto europeu e ocidental, abordando as problemáticas da sua relação com as artes performativas. Entender-se-á a palavra “dramaturgia” como referindo a tradição da literatura dramática bem como o papel que a dramaturgia tem vindo a desempenhar nas artes performativas das últimas décadas, expondo-se a práticas variadas que alimentam espetáculos ou obras de arte. 

Paralelamente à leitura de algumas peças que reflitam diferentes entendimentos das possibilidades oferecidas pelo género dramático, serão lidos textos teóricos que ajudarão os estudantes a relacionar-se com o vocabulário que tem marcado a história mais recente da dramaturgia, na sua relação com o teatro, a dança ou a performance. Além disso, serão visionados alguns espetáculos de artes performativas (teatro, dança e formatos híbridos) e analisada a sua relação com a palavra e o pensamento. Serão lidos textos de Theresia Birkenhauer, Hans-Thies Lehmann, André Lepecki, Jacques Derrida, bem como peças de Gertrude Stein, Caryl Churchill ou Sarah Kane, e veremos vídeos de espetáculos de Vera Mantero, Rita Natálio & João dos Santos Martins, Jérôme Bel, Halory Goerger & Antoine Defoort, entre outras.

A avaliação será feita através de dois trabalhos a meio e no final do semestre (40% cada), bem como da participação em aula (20%).

Os textos de leitura obrigatória podem ser encontrados aqui: 

https://drive.google.com/drive/folders/1UCogtnxO1RsBNttYclH0YuLauAoBo-jy?usp=sharing

 

Este programa poderá e deverá sofrer alterações ao longo do semestre.

 

Aula 1 (12/09): Introdução.

Aula 2 (14/09): Osório Mateus, “Teatro e literatura” e J.M. Vieira Mendes, “Literatura dramática sem teatro”

Leitura de letra de canção de Adriana Calcanhoto ("Senhas") e discussão sobre géneros literários (épico, lírico, dramático), sobre a relação entre texto e música e sobre o modo como a nossa ideia de género influencia as nossas leituras e interpretações. Abertura desta discussão para a temática da literatura dramática. Existe teatro num texto? Existe um espetáculo num texto? Leitura da primeira página do ensaio de Osório Mateus.

Aula 3 (19/09): Osório Mateus e J.M. Vieira Mendes

A importância da expectativas e dos preconceitos na leitura e interpretação. Como discutir com quem afirma “isto não é teatro/arte?”. Ideias de teatro e ideias de arte. Perspetiva histórica.

Aula 4 (21/09): Sarah Kane, Blasted

Primeiras impressões da leitura. O texto e o espetáculo. Indicações cénicas e a impossibilidade de fazer em Blasted.

Aula 5 (26/09): Sarah Kane, Blasted

Cate e as suas ações. O feminismo de Sarah Kane. Leitura atenta de excertos.

Aula 6 (28/09):  Preparação sessão Rogério Nuno Costa./ Leitura de Casa Portuguesa de Pedro Penim.

Aulas 7 (03/10): Convidado: Rogério Nuno Costa, Multiversidade.

Sobre as dificuldades. Sobre a indefinição ou incerteza.

Aulas 8 (05/10): FERIADO - Pedro Penim, Casa Portuguesa (Teatro Nacional D. Maria II)

Aulas 9 (10/10): Pedro Penim, Casa Portuguesa / Rogério Nuno Costa

Balanço do encontro e aula de Rogério Nuno Costa. A relação entre experimentalismo e instituição. Casa Portuguesa: impressões do espetáculo, relação de espetáculo com o texto, relação do espetáculo com o Teatro Nacional D. Maria II. O experimental e o político. 

Aula 10: (12/10): Theresia Birkenhauer, “O tempo do texto no teatro”.

Aproximação ao ensaio. Teatro dramático e a perspetiva de Birkenhauer. 

Aula 11 (17/10): Theresia Birkenhauer, “O tempo do texto no teatro”.

O teatro dramático como teatro obsoleto. Administração de textos. 

Aula 12: (19/10): Theresia Birkenhauer, “O tempo do texto no teatro”.

Comentário à segunda parte do ensaio: porquê o teatro como lugar privilegiado para o texto? Tentativa de compreender a argumentação e Birkenhauer a partir do trabalho teatral de Heiner Müller.

Lançamento do enunciado para Trabalho 1

 Aula 13: (24/10): El Conde de Torrefiel, La Plaza

 Conversa sobre Trabalho 1. La Plaza: Visualização da primeira parte (45’). Conversa sobre o aborrecimento. Gostar / Não gostar. Os preconceitos dos espectadores. As expectativas. Os desejos que não nos pertencem.

Aula 14 (26/10): El Conde de Torrefiel, La Plaza 

Visualização da segunda parte de La Plaza. Conversa sobre “ação”, “fazer”. A relação entre texto e espetáculo. Lançamento da leitura de “Plays” de Gertrude Stein.

Aula 15 (31/10): Gertrude Stein, “Plays” 

Aula 16: (02/11): Gertrude Stein, “Plays” / Gertrude Stein, I Like it to be a Play e A Play Called Not and Now.

Aula 17 (07/11): Gertrude Stein, I Like it to be a Play e A Play Called Not and Now.

Aula 18 (09/11): Caryl Churchill, This is a Chair.

Aula 19  (14/11): André Lepecki, “We’re not ready for the dramaturge”: Some notes for dance dramaturgy

Aula 20 (16/11): Vera Mantero, Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza. (visualização)

Aula 21 (21/11): Derrida, “O teatro da crueldade e o fechamento da representação”.

Entrega trabalho 2

Aula 22 (23/11): Derrida, “O teatro da crueldade e o fechamento da representação”.

Aula 23: (28/11): Jérome Bel, Véronique Doisneau (visualização)

Aula 24 (30/11): Jérome Bel, Véronique Doisneau (discussão)

Aula 25 (05/12): A definir

Aula 26 (07/12): A definir

Aula 27 (12/12): Philippe Quesne, La mélancolie des dragons.

Aula 28 (14/12): Avaliação e balanço

Possibilidade de entrega de trabalho opcional até dia 21. 

 

 

Bibliografia:

Balme, Christopher (2008), “Text and Performance”, The Cambridge Introduction to Theatre Studies, Cambridge University Press

Birkenhauer, Theresia (2012), “O tempo do texto no teatro”, in Revista Cena nº 11, Porto Alegre, Universidade Federal Rio Grande do Sul.

Churchill, Caryl (2014), This is a Chair in Plays 4, London, Nick Hern Books.

Derrida, Jacques (1971), “O teatro da crueldade e o fechamento da representação” in A escritura e a diferença, São Paulo, Editôra Perspectiva.

Kane, Sarah (2008), Blasted in Complete Plays, Methuen Drama

Lehmann, Hans-Thies (1997), “From Logos to Landscape”, Text in Contemporary Dramaturgy, Performance Research, 2:1, 55-60.

Mateus, Osório (2002), “Teatro e literatura”, De teatro e outras escritas, Lisboa, Quimera Editores, pp. 212-218 (1ª edição em Vértice 21, 2ª série, Dezembro 1989, pp.91-94.

Pinter, Harold (1996), The Lover in Plays 2, London, Faber and Faber.

Stein, Gertrude (2017), There is no Nº 411. The Complete Writings.