Sumários
Apresentação do docente, da unidade curricular - objectivos e conteúdos programaticos - e da avaliação
14 Fevereiro 2017, 16:00 • Teresa Maria e Sousa Nunes
Apresentação do docente, dos conteúdos programáticos a desenvolver no âmbito da disciplina e da avaliação.
Objectivos da Unidade Curricular:
Identificar as tendências políticas ocorridas na Europa no séc. XX;
Conhecer as causas, características e consequências políticas e institucionais da Grande Guerra;
Avaliar os factores determinantes da Revolução Bolchevique e a repercussão na Europa do pós I Guerra Mundial;
Analisar a relação entre a reconstrução europeia e as soluções políticas surgidas entre 1919 e 1933 no contexto europeu;
Compreender o advento da II Guerra Mundial, as suas motivações e especificidades;
Entender a Europa no contexto da Guerra Fria (1947-1993);
Explicar a reconfiguração política da Europa na década de 90.
Conteúdos Programáticos:
I O século XX na Europa: perspectivas historiográficas e debates
II A Grande Guerra: da Guerra Civil Europeia à I Guerra Mundial. A Reestruturação Europeia do pós Guerra. A Europa e os Impérios;
III A Reconstrução Europeia e as soluções políticas autoritárias. O impacto da Revolução Bolchevique. Os Fascismos entre 1919 e 1939;
IV A Europa de Hitler e a II Guerra Mundial;V A Guerra Fria e a Reconstrução da Europa Reconfigurada (1947-1993);
VI A Europa na década de
1990.
Bibliografia recomendada:
A Companion to Modern European History 1871-1945, ed. Martin Pugh, Backwell, 1997.
Briggs, A. e Clavin, P., Historia Contemporánea de la Europa, Critica, 2000;
Clavin, P., Great Depression in Europe 1929-1939, Palgrave Macmillan, 2000;
Droz, B., Histoire de la Décolonization au XXe siècle, Paris, Éditions du Seuil, 2006.
Finner, S. E., A História do Governo. Impérios, Monarquias e o Estado Moderno, vol. III, P. Europa-América, 2004;
Gilbert, Martin, A Primeira Guerra Mundial, 2ª ed., Lisboa, Esfera dos Livros, 2013;
Gilbert, Martin, A Segunda Guerra Mundial, Lisboa, Dom Quixote, 2009;
Girault, R. Franck R., Turbulente Europe et nouveaux mondes 1914-1941, Paris, Éditions Payot, 2004;
Hobsbawm, E., A Era dos Extremos. Breve História do séc. XX 1914-1991, Ed. Presença, 1996;
Judt, T., Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Ed. 70, 2006;
Kershaw, I., To Hell and Back. Europe 1914-1949, s.l., Allen Lane, 2015;
Lowe, K., L’Europe Barbare 1945-1950, Paris, Perrin, 2013;
Milza, P., Les Fascismes, Éditions du Seuil, 2001;
Pecharronen, J. Gil, Europa Centrooriental Contemporánea (siglos XIX y XX), U.N.E.D, 2008;
Peréz-Bustamante, R., História da União Europeia, Coimbra Ed., 2004;
Soulet, J.-F., História da Europa de Leste. Da Segunda Guerra Mundial aos nossos dias, Lisboa, Teorema, 2009.
Zamagni, V., Historia Economica de la Europa Contemporánea, Critica, 2001apresentação do programa e das metodologias de ensino e avaliação.
14 Fevereiro 2017, 10:00 • Maria Alexandre Lousada
Apresentação do programa e das metodologias de ensino e avaliação.
A avaliação consta dos seguintes elementos: