Sumários

Apresentação do docente, da unidade curricular - objectivos e conteúdos programaticos - e da avaliação

14 Fevereiro 2017, 16:00 Teresa Maria e Sousa Nunes


Apresentação do docente, dos conteúdos programáticos a desenvolver no âmbito da disciplina e da avaliação.
Objectivos da Unidade Curricular:

Identificar as tendências políticas ocorridas na Europa no séc. XX;

Conhecer as causas, características e consequências políticas e institucionais da Grande Guerra;

Avaliar os factores determinantes da Revolução Bolchevique e a repercussão na Europa do pós I Guerra Mundial;

Analisar a relação entre a reconstrução europeia e as soluções políticas surgidas entre 1919 e 1933 no contexto europeu;

Compreender o advento da II Guerra Mundial, as suas motivações e especificidades;

Entender a Europa no contexto da Guerra Fria (1947-1993);

Explicar a reconfiguração política da Europa na década de 90.

Conteúdos Programáticos:

I O século XX na Europa: perspectivas historiográficas e debates

II A Grande Guerra: da Guerra Civil Europeia à I Guerra Mundial. A Reestruturação Europeia do pós Guerra. A Europa e os Impérios;

III A Reconstrução Europeia e as soluções políticas autoritárias. O impacto da Revolução Bolchevique. Os Fascismos entre 1919 e 1939;

IV A Europa de Hitler e a II Guerra Mundial;V A Guerra Fria e a Reconstrução da Europa Reconfigurada (1947-1993);

VI A Europa na década de 1990.


Bibliografia recomendada:


A Companion to Modern European History 1871-1945, ed. Martin Pugh, Backwell, 1997.

Briggs, A. e Clavin, P., Historia Contemporánea de la Europa, Critica, 2000;

Clavin, P., Great Depression in Europe 1929-1939, Palgrave Macmillan, 2000;

Droz, B., Histoire de la Décolonization au XXe siècle, Paris, Éditions du Seuil, 2006.

Finner, S. E., A História do Governo. Impérios, Monarquias e o Estado Moderno, vol. III, P. Europa-América, 2004;

Gilbert, Martin, A Primeira Guerra Mundial, 2ª ed., Lisboa, Esfera dos Livros, 2013;

Gilbert, Martin, A Segunda Guerra Mundial, Lisboa, Dom Quixote, 2009;

Girault, R. Franck R., Turbulente Europe et nouveaux mondes 1914-1941, Paris, Éditions Payot, 2004;

Hobsbawm, E., A Era dos Extremos. Breve História do séc. XX 1914-1991, Ed. Presença, 1996;

Judt, T., Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Ed. 70, 2006;

Kershaw, I., To Hell and Back. Europe 1914-1949, s.l., Allen Lane, 2015;

Lowe, K., L’Europe Barbare 1945-1950, Paris, Perrin, 2013;

Milza, P., Les Fascismes, Éditions du Seuil, 2001;

Pecharronen, J. Gil, Europa Centrooriental Contemporánea (siglos XIX y XX), U.N.E.D, 2008;

Peréz-Bustamante, R., História da União Europeia, Coimbra Ed., 2004;

Soulet, J.-F., História da Europa de Leste. Da Segunda Guerra Mundial aos nossos dias, Lisboa, Teorema, 2009.

Zamagni, V., Historia Economica de la Europa Contemporánea, Critica, 2001

Avaliação
A avaliação consistirá na realização de um teste escrito, marcado para dia 8 de Junho de 2017, e num trabalho apresentado por escrito e em contexto de aula, no dia 9 de Junho de 2017


apresentação do programa e das metodologias de ensino e avaliação.

14 Fevereiro 2017, 10:00 Maria Alexandre Lousada

Apresentação do programa e das metodologias de ensino e avaliação.

A avaliação consta dos seguintes elementos: 
1) contribuição activa nos debates na sala de aula, incluindo a preparação e discussão de textos indicados pelo docente (40%);
2) um teste escrito, a realizar na sala de aula (60%), no dia 2 de Junho.