Ano lectivo 2023/2024
Europa: Nações e Impérios (TP1)
Docentes
Maria Alexandre Lousada (FLUL) m.lousada@campus.ul.pt
Annarita Gori (ICS-UL) annarita.gori@ics.ul.pt
Programa
O programa tem como principais objectivos contribuir para que os alunos conheçam os processos históricos que moldaram as nações e os impérios europeus nos séculos XIX e XX e desenvolvam uma reflexão crítica sobre os nacionalismos europeus.
1. Geografia política da Europa nos séculos XIX e XX (panorâmica geral)
2. Nação, estado, império, nacionalismo, imperialismo: conceitos-chave e debates historiográficos.
3. A Europa das nações e dos nacionalismos. 3.1.A nova ordem saída do congresso de Viena. 3.2. Nações à prova na I Guerra Mundial. Uma Europa redesenhada. 3.3 A divisão da Europa e os novos sistemas de alianças após a II Guerra Mundial. 3.4. O difícil caminho das nações europeias entre a guerra fria e os projetos comunitários. 3.5. As revoluções de 1989 e a nova vaga nacionalista; 3.5. Representações da nação. Cultura e construção de identidades nacionais.
4. Os impérios europeus. 4.1. Os impérios continentais e a questão das nacionalidades. 4.2. Imperialismo e colonialismo no século XIX. A conferência de Berlim. 4.3. A conferência de Versailles e o fim do imperialismo tradicional. 4.4. Os últimos impérios: o caso francês e Português. 4.5. Imperialismo cultural. Missões, exposições e literatura de viagem.
5. Epílogo: identidades nacionais, memória e história.
Avaliação
As aulas são de tipo teórico-prático, baseadas na exposição teórica pelo docente e na participação dos estudantes na discussão dos tópicos da matéria e da bibliografia. O modelo de aulas e o sistema de avaliação permite aos alunos conhecer os principais debates no campo historiográfico sobre nação, estado-nação e império e adquirir familiaridade básica com as principais datas, acontecimentos fundamentais e características das nações e dos impérios europeus nos séculos XIX e XX; e, por outro lado, desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e análise crítica de fontes históricas e bibliografia especializada, de comunicar oralmente através da participação nos debates e de trabalhar em equipa.
O desempenho dos alunos será avaliado de forma continuada através de 1) frequência e participação activa nos debates na sala de aula, incluindo a preparação e discussão de textos indicados pelo docente (30%); 2) dois testes escritos presenciais (30% primeiro teste; 40% o segundo). É necessário ter nota positiva pelo menos numa das provas escritas.
Bibliografia
Anderson, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70. 2012
Berstein, Serge e Pierre Milza. História da Europa: do século XIX ao início do século XXI. Lisboa: Plátano.2007.
Burbank, Jane; Cooper, Frederic. Empires in World History. Power and the Politics of Difference. Princeton : Princeton University Press.2010.
Hermet, Guy. História das nações e do nacionalismo na Europa. Lisboa: Estampa. 1996
Porter, Andrew. O Imperialismo Europeu (1860-1914). Lisboa: Edições 70. 2011
Thiesse, Anne-Marie. A criação das identidades nacionais: Europa, séculos XVIII-XX. Lisboa : Temas e Debates.2000
Caderno de leituras e textos no moodle