Em Torno da Lógica Processual Europa-Ásia

23 Fevereiro 2017, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 4


 

Formas e andamentos na lógica processual das partes do mundo (Europa-Ásia-África/Líbia) em grego, latim, línguas nacionais europeias a partir dos séculos XV-XVI. Europa-Ásia e a representação da Índia em Ctésias, c. 398-397 a. c.

Constantes nas categorias gregas de Europa-Ásia e pluralidade/diversidade com categorias mais específicas de Europas da Europa (Hélade, Macedónia, Roma, etc.) e Ásias da Ásia (Pérsia, Cítia, Índia, etc.) Identidade/Diferença e os jogos/dinâmicas do espelho de distância (proximidades e distanciamentos).

Categorias chinesas globais (Oriente/Dong, Ocidente/Xi, Regiões Ocidentais/Xiyu, Ceú Ocidental/Xitian, Rainha Mãe do Ocidente/ Xi Wangmu, etc.) da mitologia à geografia/história que não se “universalizaram”/tornaram comuns e senso comum planetário. O uso mais corrente das categorias Europa/Ásia de Pio II (1405-1464) e Mântua, 1464 ao L´Esprit des Lois, 1748 de Montesquieu (1689-1755). A Europa da conexão global das 3 e 4 partes do Mundo: enunciados de Valentim Fernandes, 1502 e Duarte Pacheco Pereira, 1508. Fronteiras oscilantes Europa-Ásia dos rios Jordão e Elba aos Urais. Os Reis Magos como trilogia e cor: a Europa Cristã e as partes da Ásia-África.

 

Bibliografia Complementa de Estudos:

 

Hartog, F. – Le Miroir d´Hérodote, Paris, Gallimard, 1980 (trad. Inglesa, Berkeley, U. of California Press, 2009)

 

Lewis, Martin W. e K. E. Wigen – The Myth of Continents: A critique of Metageography, Berkeley, U. California Press, 1997

 

MingMing Wang – The West as the Other: A genealogy of Chinese Occidentalism, H. Kong, the Chinese U. Press, 2014

 

Mu-Chou Poo – Enemies of Civilization: Attitudes toward foreigners in Ancient Mesopotamia, Egypt and China, N. Iorque, State U. Press, 2005