Teorias Japonesas das Relações Europa-Ásia

4 Abril 2017, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 Aula 14



A presença ocidental no Japão a partir de 1853-1858 e os impactes no calendário 1873 e no vocabulário/conceitos (civilização-progresso, etc.). A necessidade/obrigação de pensar a relação com a Europa-Ocidente. De Yuckici e Okakura ao século XX: Watsuji Tetsurõ (1889-1960), Fudô, 1935; Tadao Umesao (1920-2010), Chuo- Koran – Sha, 1967; Hajime Nakamura (1912-1999), Uma Comparativa História das Ideias, 1975.

Apresentação sintética da teoria de W. Tetsuro: Espaçotempo e meio humano. Os três grandes tipos de Meio: monção, deserto, prado e as tendências dominantes de ação e de pensamento. A pluralidade interna aos Meios de monção (India, China, Japão) e de prado/planície (Europas do Sul e do Norte – Mediterrânea e Atlântica). A constituição pelo meio humano das sensibilidades, racionalidades, tipos demográficos e religiões predominantes.

 

Bibliografia mencionada:

 

Berque, A. – Le Sauvage et l´Artifice : les Japonais devant la Nature, Paris, Gallimard, 2010 (1. Ed., 1986)

 

-  Écoumène : Introduction à l´Étude des milieux Humains, Paris, Belin, 2015 (1. Ed., 1987)

 

Mayeda, G.  - Time, Space and Ethics in the Philosophy of W. Tetsuro, Kuki Shuzo, Martin Heidegger, N. Iorque, Routledge, 2006