Sumários

Rotas marítimas modernas da Seda - as sete expedições de Zheng He / 1405 - 1433

11 Novembro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

As expedições marítimas oficiais da China Ming e o desafio do Islão. Articular com a diáspora de chineses ultramarinos islâmicos na Ásia do Sueste . Utilizar elites marítimas / políticas  chinesas islâmicas para as sete expedições  . Definir uma situação  Geoestratégica de   mútua cooperação e influência China / Islão ( de  Java, Malaca a Ormuz ). 

Diálogo sobre questões em torno do  " sistema tributário " e da troca  oficial de presentes . Diálogo sobre questões do contemporâneo capitalismo ultra - liberal e a R.P. China . 


Rotas da Seda

8 Novembro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Elementos sobre a vida e  a obra de Ferdinand von  Richtofhen  ( 1833- 1905 ) .A categoria " seidenstrassen " / Rotas da Seda ,1877 em articulação com as de " Ásia Central " e " Eurásia " , anos de 1840 - 1858. A   formação de uma   geo-história das conexões de longa distância e longa duração Ásia Oriental e terras e mares ocidentais. Pontos nodais / cidades e reinos   nas rotas da seda terrestres ( século II  a.c.  a século V ). A seda como marca / padrão da Civilização Chinesa .

A  primeira rota da seda marítima moderna . As viagens marítimas da China Ming / Zheng  He , 1405 - 1433. Primeiros elementos sobre as sete expedições marítimas oficiais. 


Limites dos Ismos : o caso do Orientalismo .Em torno da leitura de J. Goody

4 Novembro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Uma chamada de atenção para a não fundamentação das oposições dualistas de exclusão  e de essência  que alimentam os ismos ( Orientalismo, Ocidentalismo, Eurocentrismo, Asiatismo, etc ). As realidades cultural, social, histórica são feitas de processos interactivos  de mútua e múltipla transferência, aportação, incorporação  Europa / Ásia como vemos, nas línguas, religiões, tecnologias ,migrações, etc. Alguns    de  exemplos , documentais e problemáticos, que acentuam a Troca Intercultural como fundamental : Ásia, Europa, Eurásia fazendo-se em trilogia .

Um ponto de  situação  em relação á leitura comum . Um exemplo prático de leitura do começo da obra de J. Goody. A necessidade de fazer análise , sistemática e exaustiva, do texto / documento que se toma como objecto de conhecimento . Diálogo sobre os trabalhos  de análise textual e sobre o Teste com consulta mais em papel que digital ? , acerca da matéria exposta nas aulas.


Orientalismo e Oposição Civilizacional

28 Outubro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

No século XX , a hegemonia da reificada oposição Europa - Ásia / Ocidente - Oriente estimula ideias e ideologias de Incomensurabilidade ( casos de T. Lessing/ 1918, R. Guénon / 1924,etc. ).   A desvalorização ou mesmo a negação dos Comuns, Partilhados, das Relações de Transferência e de incorporação Europa - Ásia leva á controvérsia sobre a própria possibilidade e validade do conhecimento dos Outros culturais / sociais. 

O Orientalismo . Do triunfo do termo e do projecto á inversão de sentido e á negação / desvalorização a partir dos anos de 1950-1960 . O livro Orientalismo, 1978  e as teses essenciais de Edward Said ( 1935 - 2003 ) . 

Bibliografia complementar :
A.L. Macfie - Orientalism : A Reader , N.York, Nus, 2000.
C. Niyogi ( ed. ) - Reorienting Orientalism , T.Oaks, Sage, 2006 .


Acerca de Europa - Ásia no século XX

25 Outubro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

O predomínio das teses de oposição essencial . A sociologia histórica comparada  das religiões universais de Max Weber, entre 1913 e 1917 , considerando Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Taoísmo , com travão á emergência e ao desenvolvimento do capitalismo racional - industrial . O peso dos valores, das éticas e normas sociais sobre as escolhas , costumes, comportamentos.  Diálogo sobre Diferenças / Outros e oposições essenciais . As Diferenças Culturais , mesmo Oposições e Choques não anulam a existência de Comuns e muito menos de Constantes de Partilhados / Trocados . Exemplos de casos históricos na mais longa duração das relações Europa - Ásia. 


Bibliografia mencionada :
Richard Nisbet -  The Geography of Thought : How Asians and Westerners think differently and Why , N.York, Free Press, 2003