Sumários
Sistematização da disciplina - ensino, aprendizagem e avaliação em PLE/PL2. Conferência da Professora Doutora Madalena Teixeira: "A avaliação do léxico em PLE/PL2 e o uso de tecnologias - o voei e o wordwall".
13 Maio 2021, 18:00 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
Sistematização da disciplina - ensino, aprendizagem e avaliação em PLE/PL2.
Os desafios do ensino-aprendizagem no mundo contemporâneo: a educação bilingue e as propostas de educação pela translinguagem.
6 Maio 2021, 18:00 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe. O ciclo da avaliação: da criação, produção à aplicação de exames.
29 Abril 2021, 18:00 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
A certificação internacional de LE: a ação da ALTE (Association of Language Testers in Europe. O ciclo da avaliação: da criação, produção à aplicação de exames.
O impacto (washback) e o efeito retroativo da avaliação e certificação na sociedade e no ensino-aprendizagem. Culturas de aprendizagem e sua pesquisa em contextos de ensino de LE.
A mediação: como ensinar, aprender e avaliar. A questão da proximidade ao uso real de uma LE. A ideia de 'performance'. A interação e a mediação -
22 Abril 2021, 18:00 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
A mediação: como ensinar, aprender e avaliar. A questão da proximidade ao uso real de uma LE; alguns aspetos do ensino por tarefas. A ideia de 'performance'.
A avaliação e certificação - alguns aspetos e características. A ligação entre o QECR, os processos de ensino-aprendizagem e a avaliação.
15 Abril 2021, 18:00 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
A avaliação e certificação - alguns aspetos e características. A ligação entre o QECR, os processos de ensino-aprendizagem e a avaliação. A avaliação em sala de aula e a avaliação conducente à obtenção de certificação internacional. Análise e comentário de checklists da ALTE e do Conselho da Europa.
A avaliação das diferentes componentes: a compreensão da leitura e a compreensão do oral. As componentes de produção e interação oral e escrita. Suas características e especificidades. Aspetos da forma como se faz a avaliação e classificação destas componentes.