Unidade Curricular | Course Unit
Estado da Arte e Novas Perspectivas |
Código da Unidade Curricular | Course ID
HIS2.78150 |
ECTS | Credits
12 |
Ciclo de Estudos | Level
3º ciclo |
Semestre | Semester
1º e 2º semestres |
Docente(s) | Instructor(s)
Sérgio Campos Matos e Maria Eugénia Rodrigues |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Conferências sobre temas e problemas históricos variados. Apresentação, comentário e debate de ensaios de cerca de 6 000 palavras: 1. balanços críticos da historiografia sobre temáticas específicas 2. análise de problemas historiográficos e conceptuais que carecem de novas investigações. Pretende-se o treino de 1) construção de balanços críticos sobre a historiografia em domínios específicos; 2) análise de argumentos usados na estruturação de teses historiográficas; 3) debate de problemas conceptuais; 4) sentido de interrogação. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
1. exposição oral - máximo 15 m – e debate no final do II semestre. 2. trabalho escrito : máximo de 6000 palavras, incluindo notas e bibliografia; duas possibilidades: a) exposição crítica do estado da arte sobre o tema da tese ou b) reflexão crítica a partir de uma ideia, um conceito ou um método, expostos numa ou várias conferências, aplicados a um tópico relacionado com a tese |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
ARMITAGE, D. E GULDI, J., The History Manifesto, Cambridge: Cambridge University Press, 2014 BURKE, P. , What is the history of knowledge? Cambridge: Polity Press, 2012. DELACROIX, C. et al. (eds.), Historiographies. Concepts et débats, 2 vols., Paris : Gallimard, 2010 HERRERA, Perfecto Preparing and writing the state of the art review https://www.researchgate.net/publication/304771756_Preparing_and_writing_the_state_of_the_art_review_2016_version [consult. 2-12-2019] HUNT, L., Historia. Porqué importa?, Madrid, Alianza Ed., 2019 RENS , Bod, A New History of the Humanities: The Search for Principles and Patterns from Antiquity to the Present, Oxford: Oxford University Press, 2013 |