Unidade Curricular | Course Unit

Estado da Arte e Novas Perspectivas

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

HIS2.78150

 

ECTS | Credits

12

 

Ciclo de Estudos | Level

3º ciclo

 

Semestre | Semester

1º e 2º semestres

 

Docente(s) | Instructor(s)

Sérgio Campos Matos e Maria Eugénia Rodrigues

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Conferências sobre temas e problemas históricos variados.

Apresentação, comentário e debate de ensaios de cerca de 6 000 palavras:

1. balanços críticos da historiografia sobre  temáticas específicas

2. análise de problemas historiográficos e conceptuais que carecem de novas investigações.

Pretende-se o treino de

1) construção de balanços críticos sobre a historiografia em domínios específicos;

2) análise de argumentos usados na estruturação de teses historiográficas;

3) debate de problemas conceptuais;

 4) sentido de interrogação.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

1. exposição oral - máximo 15 m – e debate no final do II semestre.

2. trabalho escrito : máximo de 6000 palavras, incluindo notas e bibliografia;

duas possibilidades:

a) exposição crítica do estado da arte sobre o tema da tese ou

b) reflexão crítica a partir de uma ideia, um conceito ou um método, expostos numa ou várias conferências, aplicados a um tópico relacionado com a tese

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

ARMITAGE, D. E GULDI, J., The History Manifesto, Cambridge: Cambridge University Press, 2014

BURKE, P. , What is the history of knowledge? Cambridge: Polity Press, 2012.

DELACROIX, C. et al. (eds.), Historiographies. Concepts et débats, 2 vols., Paris : Gallimard, 2010

HERRERA, Perfecto Preparing and writing the state of the art review https://www.researchgate.net/publication/304771756_Preparing_and_writing_the_state_of_the_art_review_2016_version [consult. 2-12-2019]

HUNT, L., Historia. Porqué importa?, Madrid, Alianza Ed., 2019

RENS , Bod, A New History of the Humanities: The Search for Principles and Patterns from Antiquity

to the Present, Oxford: Oxford University Press, 2013