Diáspora e Globalização

16 Maio 2018, 14:00 Margarida Madureira

Diáspora e globalização

1. a noção de Diáspora segundo Rey Chow no quadro da globalização mediática das imagens  e figuras do Sujeito: a figura do "Migrant" (características) - casos, na "internal diaspora" da China contemporânea dos YOMIN e MINGONG;
2. O Cinema  (intercultural) da Diáspora (Laura Marks): como memória (histórica, cultural) das sensações; a noção de "fétiche" como "objecto transicional" que permite a resubjectivação da relação do sujeito com o real (e o mundo);
3. O caso de "O Mundo" de Jia ZhangKè (2004)
3.1. a China Contemporânea (pós-Mao) dos anos 80/90: os diversos conflitos entre o "novo" e o "velho" (tradição); a passagem do tempo linear e progressivo do mito da Revolução (contínua) ao tempo des-simbolizado (igual: vazio) da actualidade;
3.2. "O Mundo" (2004):
i) contraste entre o plano ornamental= dos simulacros  do Parque temático (universo da representação: espectáculo, um "mundo reduzido") e os seus bastidores de que cai o "resto" do "pouco de real" e da "opacidade" dos sentimentos;
ii) um novo tipo de imagens: as imagens de animação do telemóvel;
iii) fluxo do real e cinema da continuidade: o uso sistemático do Plano-sequência .
* projecção dos 25 minutos iniciais do filme (a concluir na próxima aula)

Bibliografia:
na pasta 33 da reprografia verde foram deixados, como materiais de apoio, textos de Rey Chow ("Writting Diaspora - Tactics of Intervention in Contemporary Cultural Studies",Indiana University Press , 1993), Laura Marks ("The Skin of Film - Intercultural Cinema, Embodiement and the Senses", Duke University Press, 2000) , Jason Macgrath ("The Independent Cinema de Jia ZhangKè: From Postsocialist realism to a Transnationl Aesthetic", in Zhang Zhen (ed.), "The Urban Generation - Chinese Cinema and Society at the Turn of the Twenty-first Century", Duke University Press, 2007), e Jia ZhangKè (entrevista no livro de Michael Berry sobre a "Hometown Triology" do aautor, British Film Institute,, 2009).