Sumários

A Lisboa pós-colonial (aula convidada)

16 Fevereiro 2023, 14:00 Santiago Perez Isasi


Aula convidada, proferida por Jonas Prinzleve, doutorando do Centro de Estudos Comparatistas, sob o tema "Olhares pós-coloniais à cidade de Lisboa".

A representação de Lisboa na literatura e nas artes (2)

13 Fevereiro 2023, 14:00 Santiago Perez Isasi


Sessão dedicada a analisar as representações de Lisboa na literatura e nas artes, na transformação da cidade no final do século XIX e inícios do século XX. Foram particularmente analisados dois textos: "Ave Maria" de Cesário Verde e "Ode triunfal" de Fernando Pessoa.

Imagens de Lisboa na literatura e nas artes até ao século XVI

9 Fevereiro 2023, 14:00 Santiago Perez Isasi


Nesta primeira sessão do segundo bloco da disciplina, foram apresentadas algumas imagens ou representações de Lisboa anteriores ao século XIX, baseadas fundamentalmente em três momentos ou hitos:

-A Lisboa Imperial, desde a Idade Média até ao tempo dos "Filipes" (textos de Camões ou Lisboa)
-A Lisboa do terramoto (textos de Voltaire ou Hélia Correia)
-A Lisboa dos viajantes românticos (textos de Lord Byron e de narrativa de viagens)

A sessão foi oferecida em modo híbrido, devido à greve da CP

A viragem espacial nos estudos literários e fílmicos

6 Fevereiro 2023, 14:00 Santiago Perez Isasi


Nesta sessão foram apresentadas algumas das aplicações e consequências da viragem espacial nos estudos literários e fílmicos. Foram particularmente apresentados exemplos de cartografia literária digital, que é uma aplicação específica da geocrítica, graças ao desenvolvimento técnico das GIS (Geographic Information Systems). Na última parte da sessão foram analisados dois excertos (de "Nada" de Carmen Laforet e de "O ano da morte de Ricardo Reis", de José Saramago), para realizar uma primeira prática de análise geocrítica.

Os Urban Studies; a cidade e o mapa

2 Fevereiro 2023, 14:00 Santiago Perez Isasi


Sessão dividida em duas partes: na primeira parte foram apresentados os Urban Studies, a sua história e tendências fundamentais; e também o desenvolvimento do urbanismo e do "urban design" desde o século XIX. Na segunda parte realizou-se uma apresentação e reflexão sobre o modo como os mapas representam a cidade, mas não de uma forma evidente ou auto-explicativa.