Primeiras impressões
28 Janeiro 2019, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
JANEIRO 6ª FEIRA 1ª AULA
28
1. Encontrámo-nos pela primeira vez. Seis alunas e quatro professores.
Apresentámos um programa nas suas linhas sucintas e que se ocupará de artes plásticas, artes cénicas, cinema, teatro e medialidade, e que privilegiará diversos campos teóricos associados a cada uma das artes tratadas. Comprometido com diversas áreas do conhecimento o nosso programa conjunto e fragmentado nem sempre está preparado para estabelecer relações correlatas directas. Esse não é um problema que se nos coloque como premente, pois entendemos que os nexos entre unidades curriculares podem estar à vista e não serem vistos, ou, pelo contrário, decorrentes da sua ocultação, podem surgir ligações inusitadas com as quais passaremos a conviver e que antes desconhecíamos. Esta constelação aberta vai permitir-nos aceder a um campo de investigação polivalente, talvez pouco comum, mas que implementa a capacidade criadora das alunas, suscita um exercício de observação tão acutilante quanto possível, lança desafios que começam por ser circunscritos (unidade ou unidades curriculares específicas) e que a seu tempo partem de uma relação autónoma para uma outra multifacetada.
Esta metodologia irá sendo ajustada à medida que o programa for evoluindo e se for estabelecendo como realidade testável e palpável.
De certo modo o que viermos a aplicar em aula terá correspondente transposição nos espectáculos que virmos em conjunto. Nem sempre um espectáculo tem a ver com outro que se lhe segue. Este modelo, sendo transversal ao nosso programa, pela circunstância de que somos quatro docentes de áreas afins mas também distintas, recolhe inspiração natural no desenvolvimento das nossas próprias vidas.
E a este propósito queremos ressalvar que a gigantesca bibliografia oficialmente apresentada na respectiva unidade curricular deverá ser consultada com muita parcimónia. Neste campo não existe qualquer obrigatoriedade de leituras a realizar. Cada aluna traçará o seu percurso próprio aconselhada por nós. E o conselho que viermos a dar a cada uma irá mais no sentido de uma leitura intensiva e que se adeque ao projecto de investigação que pretendam realizar.
O actual programa por ser completamente novo oferecerá um tipo de leituras estritamente relacionadas com os objectos de estudo.
2. Apresentamos agora um calendário geral de conteúdos, por nós preparado, e que deverá servir de ponto de partida para o trabalho que pretendemos desenvolver com as alunas:
Dias |
Aulas |
Conteúdos |
28/01 |
1 |
Programação – sessão conjunta |
04/02 |
2 |
Da tela ao espaço cénico: Composições para Palco de Wassily Kandinsky – Anabela Mendes |
11/02 |
3 |
Transmutação e expansão nas Composições para Palco de Wassily Kandinsky - Anabela Mendes |
18/02 |
4 |
Durações, paisagens e abstracção no cinema de James Benning e Wang Bing - Pedro Florêncio |
25/02 |
5 |
Abstracções visionárias e representação no cinema de Stanley Brakhage – Pedro Florêncio |
11/03 |
6 |
Apresentação inicial e discussão dos trabalhos dos alunos |
18/03 |
7 |
Subjetividade, corpo e movimento I: Entre ética, direito e estética – Sérgio Mascarenhas |
25/03 |
8 |
Subjetividade, corpo e movimento II: entre as Tapeçarias de D. João de Castro e O triunfo da vontade – Sérgio Mascarenhas |
01/04 |
9 |
A morte e a donzela I – Alexandre Pieroni Calado, Anabela Mendes |
08/04 |
10 |
A morte e a donzela II – Alexandre Pieroni Calado, Anabela Mendes |
15/04 |
11 |
A morte e a donzela III – Alexandre Pieroni Calado, Anabela Mendes |
29/04 |
13 |
Persona exposta às artes, constelações e contextualizações: conversa entrecruzada para se assegurar a convergência das várias linhas de desenvolvimento propostas ao longo do seminário. (Sessão conjunta) |
06/05 |
14 |
Apresentação final e discussão dos trabalhos dos alunos II |
Perante este calendário poderemos sempre fazer ajustamentos à medida das nossas necessidades.
3. Sobre avaliação.
Recuperaram-se aqui dois parágrafos do programa oficial inscrito no portal da FLUL.
Esperamos que as formandas sejam capazes de produzir um documento final ensaístico que expresse a verdade da sua aprendizagem, quer de natureza especulativa, quer no âmbito da observação de objectos artísticos em diferentes suportes. Mais do que a extensão do documento, será valorizada prioritariamente a essência e a originalidade do mesmo, a sua capacidade de clareza discursiva e argumentativa, a possibilidade de o documento ajudar a criar rumo futuro. A aprendizagem presencial, em aula e fora dela, requer participação activa regular ao longo do período lectivo. A avaliação oral estará sempre a acontecer.
Indicam-se as percentagens correspondentes às modalidades em avaliação para as alunas deste seminário de Doutoramento: As idas a espectáculos equivalem a 10% da avaliação final; ao exercício da oralidade espontânea e solicitada corresponde 20% da avaliação final; ao longo do semestre cada aluna prepara com supervisão a escrita do seu ensaio (7.500 palavras), com tema escolhido pela própria. A este ensaio junta-se toda a participação escrita desenvolvida. A correspondente avaliação é de 70% da avaliação final. O ensaio deverá ser entregue até ao dia 20 de de 2019.
4. Marcámos o nosso encontro de forma particular procedendo à apresentação de todas as alunas e dos professores.
A nossa turma é fruto da presença de alunas nacionais de países da América do Sul que escolheram a FLUL como casa de acolhimento. A estas alunas junta-se uma aluna portuguesa. A todas procuraremos oferecer o que de melhor temos: saber e experiência, que inclui o que também queremos aprender com as discentes.
5. Leituras recomendadas:
- KANDINSKY, Wassily Sobre a questão da forma in: W.K. 1998. Gramática da Criação, Lisboa: edições 70, pp. 13-37.
- KANDINSKY, Wassily On stage composition in: W.K. and Franz Marc (Ed.) The Blaue Reiter Almanac. New York: A Da Capo, pp. 190- 2016.
NOTA: A PARTIR DE 6ª FEIRA À TARDE ESTES ENSAIOS ENCONTRAM-SE NA LIVRARIA COLIBRI (FOTOCOPIADORA AZUL)
Aulas previstas em Janeiro – 1 |
Aulas dadas em Janeiro – 1 |
Saídas culturais – 0 |