Subjetividade, corpo e movimento I: Entre ética, direito e estética
18 Março 2019, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Subjetividade, corpo e movimento I: Entre ética, direito e estética – Sérgio Mascarenhas
ESPETÁCULO E COGNIÇÃO
Sessão de 18 de março de 2019
SUMÁRIO
Na presente sessão, a primeira de duas dedicadas ao tema geral de “Subjetividade, corpo e movimento: entre ética, direito e estética”, focámo-nos no tema mais específico de “corpo e sociabilidade”.
Desenvolvemos uma linha condutora que procurou articular a radicação na corporeidade da pessoa. Nestes termos, partimos do corpo como sujeito ou indivíduo, sujeito ou indivíduo estabelecido no contraste com o que não é seu na sua esfera de apreensão sensível. Procurámos ver como o indivíduo se faz eu/pessoa na interação com outros eus/pessoas, um e outros inscritos num espaço comum de corporeidade e sensibilidade. Enunciámos brevemente que esta passagem do indivíduo ao eu/pessoa ocorre num processo reflexivo e intersubjetivo.
Na sequência procurámos estabelecer a ponte entre estas ideias iniciais e as conceções teóricas sobre a produção artística antes trabalhadas noutras sessões da unidade curricular em torno das propostas de Kandinsky, em particular no que respeita à maneira como este articula o par concetual abstrato-concreto.
Na segunda parte da sessão iniciámos a exploração das propostas acima enunciadas na leitura do corpo estético conhecido como “Tapeçarias de Dom João de Castro”.