Subjetividade, corpo e movimento II: entre as Tapeçarias de D. João de Castro e O triunfo da vontade de Leni Riefenstahl
25 Março 2019, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
MARÇO 2ª FEIRA 8ª AULA
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Saída de Campo - Quinta-feira, dia 21 de Março, entre as 18h30 e as 20:30, teve lugar uma mesa redonda no auditório do Goethe-Institut em Lisboa, intitulada Atiro-me de cabeça contra a parede e desapareço, inserida no conjunto de iniciativas em torno de A Morte e a Donzela Dramas de Princesas de Elfriede Jelinek.
No âmbito da mesa redonda Atiro-me de cabeça contra a parede e desapareço organizada pelas Artes e Engenhos, Anabela Mendes, Vera San Payo de Lemos e Bruno Monteiro leram e apresentaram os seus contributos inspirando desse modo o diálogo com os presentes em sala. Alexandre Pieroni Calado apresentou e moderou a acção com grande virtuosismo e vivacidade.
Subjetividade, corpo e movimento II: entre as Tapeçarias de D. João de Castro e O triunfo da vontade – Sérgio Mascarenhas
ESPETÁCULO E COGNIÇÃO
Sessão de 25 de março de 2019
SUMÁRIO
Na presente sessão, a segunda de duas dedicadas ao tema geral de “Subjetividade, corpo e movimento: entre ética, direito e estética”, demos continuidade ao trabalho sobre as “Tapeçarias de D. João de Castro” e abordámos o filme O triunfo da vontade.
Quanto ao trabalho sobre as “Tapeçarias de Dom João de Castro”, retomámos a linha condutora iniciada na sessão anterior de análise das estruturas de movimento que se estruturam a partir das tapeçarias e que dinamizam a leitura das mesmas pelo espetador. Recordámos como a estrutura das tapeçarias e as diferentes linhas narrativas nelas expressas se articulam com as estruturas de movimento e de disposição no espaço dos espetadores, participantes em cerimónias solenes onde as tapeçarias seriam expostas (armadas).
A esta dinamização do movimento do espetador para as tapeçarias, movimento espetavelmente de grupo e não individual, associámos a consideração do movimento do espetador perante as tapeçarias. Está aqui em causa o movimento de leitura das mesmas onde se articula a visão sinóptica do todo com a apreciação dos detalhes. Vimos como as soluções formais adotadas na conceção do conjunto reforçam e sofisticam estes movimentos.
Num terceiro momento abordámos um terceiro movimento o movimento no espetador suscitado pelas tapeçarias. (ou outra obra de arte), recorrendo ao testemunho de Fernão Mendes Pinto na sua Peregrinação.
Concluímos a sessão com uma breve proposta de leitura do filme O triunfo da vontade de Leni Riefenstahl. Destacámos os paralelismos de conteúdo e de propósito entre este filme e as tapeçarias. Referimos como a diferença de meios (cinema vs. tapeçarias; arte da imagem em movimento vs. arte da imagem estática) obriga ou pressupõe uma diferente relação com o espetador.
No entanto, propomos como conclusão que a diferença de meio é, de certa forma, anulada pela maneira diversa como a obra suscita a atenção e o comportamento do espetador. De um lado temos uma obra estática e um espetador dinâmico; do outro temos uma obra dinâmica e um espetador estático. Para além destes dados absolutos, o que se observa é que, em termos relativos, a relação obra-espetador é dinâmica e, num caso e noutro, é esse dinamismo relativo que marca a construção de sentido que a obra procura.
REFERÊNCIAS
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Arasse, Daniel. Le détail : Pour une histoire rapprochée de la peinture. France: Flammarion, 2010.
Bisol, Benedetta. “Corpo e corporeidade no pensamento de J.G. Fichte. Estudos e perspectivas”. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea (2014) 2-2: 20-33.
Fichte, Johann Gottlieb. Fundamento do Direito Natural segundo os princípios da Doutrina da Ciência. Lisboa: FCG, 2005. (93-102)
Mascarenhas, Sérgio. “Moving Images: The D. João de Castro Tapestries”. In Anabela Mendes et al. (orgs.), Qual o tempo e o movimento de uma elipse? Estudos sobre Aby M. Warburg, Lisboa: UCP, 2012.
--. “Imaging Movement from Immobile Art: The D. João de Castro Tapestries”. In Cruz, Maria Teresa, Babo, Maria Augusta, Pinto, José (org.). Tecnologias culturais e artes dos media. Lisboa: CECL/UnYLeYa, 2016.
--. “As figuras cortesãs nas tapeçarias de D. João de Castro: Etapa de uma viagem no tempo e na arte”. In Mendes, Anabela (org.) Viagens de Longo Curso. Roteiros e Mapeações. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 2016 (55-68).
Mendes Pinto, Peregrinação & Cartas. Lisboa: Edições Afrodite, 1989.
Michaud, Philippe-Alain. Aby Warburg and the Image in Motion. New York: Zone Books, 2004.
Prévost, Bertrand.
Sierek, Karl. Images oiseaux: Aby Warburg et la théorie des médias. Paris: Klincksieck, 2009.
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