Abbas Kiarostami e o filme DEZ

6 Abril 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Sumário da última aula de 3 de abril: Visionamento comentado do filme "Dez" (2002), de Abbas Kiarostami, seguido de discussão sobre o mesmo e em torno das ideias propostas de "jogo", "escola da atenção" e "realismo cinematográfico", no âmbito do território conceptual balizado pelos conceitos de espectáculo e cognição.

 

Bibliografia relacionada:

 

Textos de Jonathan Rosenbaum (crítico de cinema) sobre a obra de Abbas Kiarostami

  • "O mito do cinema total", versão em inglês do texto de André Bazin 

---

 

 

________________________________

 Sobre a próxima aula de 10 de abril: Falaremos de alguns aspectos levantados pela obra e carreira de László Moholy-Nagy, antigo professor na Bauhaus e empenhado artista/experimentalista no que respeita ao cruzamento das artes plásticas com o as tecnologias fotográficas e filmográficas disponíveis à data. Mantém-se o interesse central em mais uma "escola da atenção".

 

Por fim, em anexo via Google Drive, e talvez com maior interesse para os doutorandos em artes (Marcondes e Andrezza), segue a mais famosa obra teórica do próprio Moholy-Nagy, premonitória de uma tipologia de dissertações de doutoramento que têm vindo a aparecer com o objectivo de recuperar uma velha tradição renascentista: restabelecer o vínculo entre a ciência e as artes.