Abbas Kiarostami e o filme DEZ
6 Abril 2020, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Sumário da última aula de 3 de abril: Visionamento comentado do filme "Dez" (2002), de Abbas Kiarostami, seguido de discussão sobre o mesmo e em torno das ideias propostas de "jogo", "escola da atenção" e "realismo cinematográfico", no âmbito do território conceptual balizado pelos conceitos de espectáculo e cognição.
Bibliografia relacionada:
Textos de Jonathan Rosenbaum (crítico de cinema) sobre a obra de Abbas Kiarostami
- Fill in the Blanks (o texto que referi, no qual o crítico fala sobre um invulgar espaço criado para a participação do espectador): https://www.jonathanrosenbaum.net/2017/06/fill-in-the-blanks/
- Outros dois textos onde se debate a questão levantada pelo prof. Sérgio, em torno de uma perspectiva ocidental sobre a obra local: http://www.jonathanrosenbaum.net/2018/03/49489/ e http://www.jonathanrosenbaum.net/2018/03/49489/
- "O mito do cinema total", versão em inglês do texto de André Bazin
- O ensaio de Jean-Luc Nancy sobre o "cinema como evidência" do mundo, no livro: https://www.amazon.com/Abbas-Kiarostami-Evidence-Jean-Luc-Nancy/dp/2930128178 (que segue em anexo)
- Para a Maria João, que tem revelado interesse nas questões que relacionam Jogo e Poder, deixo esta recomendação de leitura: https://www.wook.pt/livro/sobre-o-poder-byung-chul-han/19102360
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Sobre a próxima aula de 10 de abril: Falaremos de alguns aspectos levantados pela obra e carreira de László Moholy-Nagy, antigo professor na Bauhaus e empenhado artista/experimentalista no que respeita ao cruzamento das artes plásticas com o as tecnologias fotográficas e filmográficas disponíveis à data. Mantém-se o interesse central em mais uma "escola da atenção".
- Link para o curto filme (sem som) de que falaremos, "Berliner Stilleben" (1926): https://we.tl/t-j289tmuIfl.
Também disponível aqui para descarga directa do site: https://mogambo1924.blogspot.com/2018/07/berliner-stilleben-laszlo-moholy-nagy.html?spref=fb&fbclid=IwAR3mj4UfyLoBfImZXXHPYdLnt8QSLAaZa2v-3tScpT0P1Cp3-3vCbk3tCWE
- Link para leitura descritiva da experiência sonora "ABC in Sound", que também discutiremos: https://www.bfi.org.uk/news-opinion/sight-sound-magazine/reviews-recommendations/bytes/abc-sound-1933-laszlo-moholy-nagy-visual-music-experiment?fbclid=IwAR3erMk4KRT2ml-h5Bm0oPZD2WBffSqFiCM6KZbE2BuMq6O-YSNbt5gvAg0
- Link para outra leitura aprofundada sobre essa experiência "óptico-sonora": https://www.artlyst.com/news/lost-laszlo-moholy-nagy-film-found-bfi-archive/?fbclid=IwAR1gt3AA3Hnz9dGBd0JmRn6MpaE1L1JMner1ofh9IHZ2EBCdShtHV5_wqD0
- Link de leitura sobre uma compilação recentemente publicada sobre a obra do artista, a propósito da comemoração centenária da Bauhaus: https://www.bjp-online.com/2019/08/behind-the-image-moholy-nagys-archive/?fbclid=IwAR3k2ZVjOwVQUZfj5aH7PwhDYyz7lmnOKjPnQEtK1YV1wp1t1G6pH_sspPg
Por fim, em anexo via Google Drive, e talvez com maior interesse para os doutorandos em artes (Marcondes e Andrezza), segue a mais famosa obra teórica do próprio Moholy-Nagy, premonitória de uma tipologia de dissertações de doutoramento que têm vindo a aparecer com o objectivo de recuperar uma velha tradição renascentista: restabelecer o vínculo entre a ciência e as artes.