Construir dança. Construir jogo

2 Março 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MARÇO                               2ªFEIRA                                       5ª AULA

 

2

 

Saídas de Campo a realizar no espaço da semana

GLIMPSE, concepção e performance de JOSEFA PEREIRA, dia 7 de Março, Galeria Quadrum, 19:30, duração de 45’.

ORÁCULO, concepção e coreografia de SARA ANJO e TERESA SILVA, dia 7 de Março, Teatro do Bairro Alto, 21:30, duração 60 ‘.

 

A aula de hoje regista o momento de transição entre o fim provisório da última parte do primeiro módulo – Bauhaus e Oskar Schlemmer - (Anabela Mendes) e o início do segundo módulo sobre a questão do jogo nas artes performativas (Sérgio Mascarenhas).

Foi opção de trabalho a escolha de acto de leitura do texto Meia hora com Oskar Schlemmer, enviado aos alunos posteriormente à aula e de que aqui se dá sistematização. Essa decisão procurou delimitar o tempo de apresentação do material, em benefício do início do segundo núcleo e sua calendarização.

Apetrechados com informação suplementar, os alunos poderão sempre encetar diálogo a partir do tratamento que vierem a dar ao primeiro núcleo programático na sua totalidade (Bauhaus - Kandinsky/Schlemmer). Relembra-se o calendário de semestre para orientação em relação a datas disponíveis.

 

 

Apresentação de algumas ideias centrais relacionadas com o trabalho artístico de Oskar Schlemmer na Bauhaus:

- Importância e influência da arquitectura como arte do espaço e da construção da forma na concepção de palco e na construção coreográfica. Criação do conceito de “arquitectura em mudança”.

- Relação entre máquina e abstracção na procura de um novo e moderno ser humano.

- Concorrência produtiva entre elementos em palco (objectos, materiais, estruturas, maquinarias) e o ser humano, no sentido de estabelecer um melhor conhecimento entre o humano e a técnica. Sujeição de actores e bailarinos ao mecânico como procura de enquadramento de um corpo inabitual.

- Associação da geometria e da estereometria ao estudo do comportamento humano em dança.

- Poeticização do corpo humano através da dança, a partir de uma visão estética e crítica da realidade de época profundamente racionalizada.

- Criação do conceito de Figura artística como resultado da valorização de figurino e máscaras e como extensão e reconfiguração do próprio corpo humano. Questionação sobre novos corpos imaginados e sobre a sua revivência.

 

Endereços recomendados

https://vimeo.com/388640017

https://www.bauhaus100.com/the-bauhaus/people/masters-and-teachers/oskar-schlemmer/

https://www.theguardian.com/artanddesign/gallery/2016/nov/24/oskar-schlemmers-ballet-of-geometry-in-pictures

https://www.bauhaus-bookshelf.org/bauhaus-book-4-oskar-schlemmer-theater-at-the-bauhaus-pdf-1926.html

https://monoskop.org/images/a/a7/Gropius_Walter_ed_The_Theater_of_the_Bauhaus.pdf

 

Segundo núcleo de programa (Professor Sérgio Mascarenhas)

 

Na presente sessão iniciámos a exploração do conceito de jogo como um possível conceito operatório para a compreensão das questões que se colocam sobre espetáculo e cognição.

 

Começámos por explorar o campo semântico do conceito de jogo, tal como o encontramos em português, inglês e francês, ao que adicionámos uma breve impressão sobre o se contra campo semântico, neste caso tendo presentes os entendimentos sobre o jogo de Huizinga, Caillois e Fink. Isso permitiu expor a riqueza do conceito, mas também da prudência que deverá acompanhar a exploração no contexto do Seminário.

 

Num segundo momento tomámos como referência a caraterização de jogo operada por Huzinga para observarmos que as caraterísticas por este autor apontadas não são, em rigor, distintivas. De facto, encontramo-las igualmente noutros domínios usualmente distintos do jogo (e distintos entre si), como o direito (no sentido amplo de intersubjetividade ou sociabilidade que lhe dá Fichte), a ciência ou a crença/religião. No processo recorremos a um modelo concetual onde convergem ideias de Fichte (esfera de conhecimento/ação) e dos teóricos do jogo já referidos (círculo mágico). A discussão pôs a nu a dialética inerente à interação entre as diferentes componentes do modelo e os diferentes domínios nele identificados, dialética que permite sofisticar a compreensão da performatividade humana nas suas várias dimensões.

 

Sitiografia recomendada

 

Huizinga, Homo Ludens

Alemão https://b-ok.cc/book/3640531/b67826

Castelhano http://zeitgenoessischeaesthetik.de/wp-content/uploads/2013/07/johan-huizinga-homo-ludens-español.pdf

Francês https://b-ok.cc/book/5175378/4ecfa7

Inglês https://b-ok.cc/book/818666/66ef74

Português https://b-ok.cc/book/1063302/865223

 

Caillois, Le jeu et les hommes

Castelhano https://tecnoeducativas.files.wordpress.com/2013/03/caillois-los-juegos-y-los-hombres-pages-1-122.pdf

Francês https://monoskop.org/images/4/41/Caillois_Roger_Les_jeux_et_les_hommes_1958.pdf

Inglês https://b-ok.cc/book/2885189/f6131e

Português https://needoc.net/caillois-os-jogos-e-os-homens

                https://vdocuments.mx/os-jogos-e-os-homens-roger-caillois.html

 

Fink, Play as Symbol of the World

Inglês https://b-ok.cc/book/2838876/bc5ed3