Construir dança. Construir jogo
2 Março 2020, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
MARÇO 2ªFEIRA 5ª AULA
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Saídas de Campo a realizar no espaço da semana
GLIMPSE, concepção e performance de JOSEFA PEREIRA, dia 7 de Março, Galeria Quadrum, 19:30, duração de 45’.
ORÁCULO, concepção e coreografia de SARA ANJO e TERESA SILVA, dia 7 de Março, Teatro do Bairro Alto, 21:30, duração 60 ‘.
A aula de hoje regista o momento de transição entre o fim provisório da última parte do primeiro módulo – Bauhaus e Oskar Schlemmer - (Anabela Mendes) e o início do segundo módulo sobre a questão do jogo nas artes performativas (Sérgio Mascarenhas).
Foi opção de trabalho a escolha de acto de leitura do texto Meia hora com Oskar Schlemmer, enviado aos alunos posteriormente à aula e de que aqui se dá sistematização. Essa decisão procurou delimitar o tempo de apresentação do material, em benefício do início do segundo núcleo e sua calendarização.
Apetrechados com informação suplementar, os alunos poderão sempre encetar diálogo a partir do tratamento que vierem a dar ao primeiro núcleo programático na sua totalidade (Bauhaus - Kandinsky/Schlemmer). Relembra-se o calendário de semestre para orientação em relação a datas disponíveis.
Apresentação de algumas ideias centrais relacionadas com o trabalho artístico de Oskar Schlemmer na Bauhaus:
- Importância e influência da arquitectura como arte do espaço e da construção da forma na concepção de palco e na construção coreográfica. Criação do conceito de “arquitectura em mudança”.
- Relação entre máquina e abstracção na procura de um novo e moderno ser humano.
- Concorrência produtiva entre elementos em palco (objectos, materiais, estruturas, maquinarias) e o ser humano, no sentido de estabelecer um melhor conhecimento entre o humano e a técnica. Sujeição de actores e bailarinos ao mecânico como procura de enquadramento de um corpo inabitual.
- Associação da geometria e da estereometria ao estudo do comportamento humano em dança.
- Poeticização do corpo humano através da dança, a partir de uma visão estética e crítica da realidade de época profundamente racionalizada.
- Criação do conceito de Figura artística como resultado da valorização de figurino e máscaras e como extensão e reconfiguração do próprio corpo humano. Questionação sobre novos corpos imaginados e sobre a sua revivência.
Endereços recomendados
https://www.bauhaus100.com/the-bauhaus/people/masters-and-teachers/oskar-schlemmer/
https://monoskop.org/images/a/a7/Gropius_Walter_ed_The_Theater_of_the_Bauhaus.pdf
Segundo núcleo de programa (Professor Sérgio Mascarenhas)
Na presente sessão iniciámos a exploração do conceito de jogo como um possível conceito operatório para a compreensão das questões que se colocam sobre espetáculo e cognição.
Começámos por explorar o campo semântico do conceito de jogo, tal como o encontramos em português, inglês e francês, ao que adicionámos uma breve impressão sobre o se contra campo semântico, neste caso tendo presentes os entendimentos sobre o jogo de Huizinga, Caillois e Fink. Isso permitiu expor a riqueza do conceito, mas também da prudência que deverá acompanhar a exploração no contexto do Seminário.
Num segundo momento tomámos como referência a caraterização de jogo operada por Huzinga para observarmos que as caraterísticas por este autor apontadas não são, em rigor, distintivas. De facto, encontramo-las igualmente noutros domínios usualmente distintos do jogo (e distintos entre si), como o direito (no sentido amplo de intersubjetividade ou sociabilidade que lhe dá Fichte), a ciência ou a crença/religião. No processo recorremos a um modelo concetual onde convergem ideias de Fichte (esfera de conhecimento/ação) e dos teóricos do jogo já referidos (círculo mágico). A discussão pôs a nu a dialética inerente à interação entre as diferentes componentes do modelo e os diferentes domínios nele identificados, dialética que permite sofisticar a compreensão da performatividade humana nas suas várias dimensões.
Sitiografia recomendada
Huizinga, Homo Ludens
Alemão https://b-ok.cc/book/3640531/b67826
Francês https://b-ok.cc/book/5175378/4ecfa7
Inglês https://b-ok.cc/book/818666/66ef74
Português https://b-ok.cc/book/1063302/865223
Caillois, Le jeu et les hommes
Francês https://monoskop.org/images/4/41/Caillois_Roger_Les_jeux_et_les_hommes_1958.pdf
Inglês https://b-ok.cc/book/2885189/f6131e
Português https://needoc.net/caillois-os-jogos-e-os-homens
https://vdocuments.mx/os-jogos-e-os-homens-roger-caillois.html
Fink, Play as Symbol of the World