Mecânico - Orgânico - de Heinrich von Kleist a Oskar Schlemmer
20 Abril 2020, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Aula orientada pelo Prof. Alexandre Pieroni Calado
Olá, a tod@s
Espero-vos bem nestes dias chuvosos que, pelo menos, trazem algum reconforto à nossa estadia forçada em casa.
Antes de mais e aproveitando as pistas para actores maquínicos que começaram a ser lançadas no último encontro, aqui deixo uma ligação para a instalação no palco do Teatro Nacional D. Maria II, chamada Avantesma Fantasma, de João Maria Gusmão e Pedro Paiva, de que falei:
http://bocabienal.org/evento/avantesma-fantasma/
Sobre as próximas sessões, algumas palavras; ou sobre o pavor de marionetas. Tal como teremos conversado, pretendo trabalhar o âmbito «Espectáculo e Cognição» pelo ângulo do teatro, com ênfase na teoria do actor. Proponho tomar o texto «Sobre o teatro de marionetas», de Heinrich von Kleist como um ponto de partida para discutir certos aspectos da teoria do actor em Oscar Schlemmer e em Vsevolod Meyerhold; conto poder mostrar que Schlemmer e Meyerhold tinham a marioneta como um modelo do respectivo actor ideal. Alimentou estas incursões investigativas a suspeita de que nos nossos dias não haverá tanta propensão para uma eleição desta natureza; veremos o que podemos dizer sobre esta questão.
No dia 24 gostaria de conversar sobre a hipótese de Schlemmer ter pensado um actor-bailarino a partir de uma ideia de homem enquanto ser em relação com os meios interno e externo. Proponho dividir a sessão em duas partes: primeiro, começar a trabalhar o texto de Kleist, articulando-o com o texto «Man and Art Figure», de Schlemmer; depois, relacionar o trabalho de Schlemmer com a noção de «biotécnica», de Raoul Francé, tal como nos chega através de Lazlo Maholy-Nagy, e com uma ética da «amizade entre homens e máquinas», tal como é defendida por Gilbert Simondon.
O programa parece extenso mas a ênfase estará nos dois primeiros textos referidos; deixo abaixo indicações mais precisas sobre as leituras indicadas. Anexo também um poster de resumo para os audazes cábulas que não - trata-se de um documento em formato A3, pelo que se terá que fazer variações na ampliação, de forma a poder vê-lo como um todo ou nos detalhes, estando num computador.
Um abraço maquínico e até para a semana,
Alexandre
--
Indicações de leitura:
H. v. Kleist, «Sobre o teatro de marionetas» (pp. 133 - 143)
[em anexo]
O. Schlemmer, «Man and Art Figure» (pp. 17 - 45)
[https://monoskop.org/images/a/a7/Gropius_Walter_ed_The_Theater_of_the_Bauhaus.pdf ; já partilhado pelo professor Pedro]
L. Maholy-Nagy, «Biotechnics as a method of Creative Activity» (p.29) + «Geometrical and Biotechnical Elements» (p. 46)
[https://monoskop.org/images/a/af/Moholy-Nagy_Laszlo_The_New_Vision_and_Abstract_of_an_Artist.pdf]
G. Simondon, «Entretien sur la méchanologie» (pp. 110, 112, 121, 128)
[em anexo; abaixo as ligações para o registo da entrevista com legendas em inglês, em três partes]
<https://www.youtube.com/watch?v=38KEnSBj1rI>
<https://www.youtube.com/watch?v=7l3B4kLA0z8>
<https://www.youtube.com/watch?v=38KEnSBj1rI>