O pavor das marionetas

27 Abril 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

O pavor de marionetas. Neste módulo de duas sessões, trabalhamos o âmbito «Espectáculo e Cognição» pelo ângulo do teatro, com ênfase na teoria do actor. Tomamos o texto «Sobre o teatro de marionetas», de Heinrich von Kleist, como um ponto de partida para discutir certos aspectos da teoria do actor em Oscar Schlemmer e em Vsevolod Meyerhold; e esperamos poder mostrar que Schlemmer e Meyerhold tinham a marioneta como um modelo do respectivo actor ideal. No plano de fundo corre a suspeita de que nos nossos dias não haverá tanta propensão para uma eleição desta natureza; veremos o que podemos dizer sobre esta questão.

 

Na sessão de dia 30, discutimos a hipótese de Meyerhold ter pensado a actividade do actor como um trabalho psico-motor de produção de excitação. Para consubstanciar esta ideia de base, articulámos o texto de Kleist com a segunda parte do texto «The Fairgound Booth» e com alguns fragmentos sobre «The biomecanics», de Meyerhold; depois, relacionámos o trabalho de Meyerhold com a noção de «reflexo», de Vladimir Bekhterev, e com uma ideia de «cascata neuroquímica das emoções», tal como é apresentada por Damásio (abaixo as indicações de leitura). No âmbito destas leituras cruzadas, reflectimos sobre aspectos relacionados com a tensão entre emoção, verbalização e movimento nas poéticas do actor, e sobre a produtividade de distinguir composição de execução na actividade do artista performativo; referimos como estas ideias, presentes em Kleist, surgem em Meyerhold e podem ser compreendidas à luz de algumas noções da neurobiologia. Estes debates sobre a teoria do actor foram extendidos ainda a questões como a existência, na sociedade ocidental contemporânea, de dispositivos não desinteressados de mobilização afectiva e de captura do capital cognitivo dos cidadãos, cada vez mais entendidos como artistas da própria existência.

 

Meyerhold on Theatre, «18. Biomechanics» (pp. 243-247)

+ «The Fairground Bouth - Two puppet theatres» (pp.154-169)

https://b-ok.cc/book/2665103/37685d

 

Damásio, Self comes to Mind, «Triggering and Executing emotions» (pp.89-91)

https://b-ok.cc/book/1078749/d62f63?dsource=recommend

 

Bekhterev, La psychologie objective, «Introduction» (pp.11-13)

https://archive.org/details/lapsychologieobj00bekh/page/12/mode/2up