Reencontro e programação
23 Março 2020, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
MARÇO 2ªFEIRA 8ª AULA
23
1. Criámos esta 3ª feira a nossa primeira aula por Skype. Obrigada Pedro! Teve ela a função de tomarmos o pulso ao andamento do semestre, prevendo agora alterações ao planeamento inicialmente apresentado e aceite.
Assim foram propostos pequenos trabalhos escritos, de cerca de duas a três páginas, para cada um dos núcleos programáticos já dados ou a dar, à semelhança do que acontecera com o núcleo Kandinsly/Schlemmer.
As duas aulas presenciais dadas pelo Prof. Sérgio Mascarenhas sobre o jogo e suas implicações filosóficas, estéticas, sociológicas e performativas, e com informação bibliográfica e sitiográfica disponíveis, deverá suscitar interesse e reflexão para um breve documento sobre a matéria. A discussão em aula foi bastante interventiva, o que permitirá agora um „assentar da poeira“.
2. A nossa conversa à distância dese3ncadeou, por exemplo, o estabelecimento de ligação entre este 2º núcleo de trabalho e o que se seguirá, da responsabilidade do Prof. Pedro Florêncio e que será dedicado ao cinema. Para quem já viu o primeiro filme sugerido, Jogo de Cena de Eduardo Coutinho
é possível estabelecer algumas ligações com o assunto explanado no 2º módulo.
Este visionamento poderá ser seguido agora por um breve documentário a propósito do mesmo filme como proposta da aluna Patrícia Anthony
https://www.youtube.com/watch?v=sCfw91wSIkY
e ainda de Bakurau, filme brasileiro de 2019, por sugestão da aluna Maria João Vicente
As aulas do Prof. Pedro Florêncio, que convergirão em última instância para melhor fundamentar o assunto sobre a Bauhaus do ponto de vista da realização cinematográfica, serão desdobradas em três unidades e terão leccionação a 27 de Março, 3 e 10 de Abril.
O nosso calendário irá sendo ajustado de acordo com a disponibilidade de todos.
O Prof. Alexandre Pieroni Calado apresentará também a sua proposta de calendário.
3. Sobre o trabalho final voltaremos a conversar. Por enquanto não sabemos o que nos reservam as próximas semanas e em que condições poderemos ainda trabalhar. Importante é que mantenhamos disponibilidade para mudanças com um espírito fresco, tanto quanto possível, e que o nosso objectivo seja ir avançando devagar e com plasticidade. As dinâmicas mudam em cada momento. Manteremos uma base que nos servirá de apoio. Este é um viver inabitual. Cada momento será uma aprendizagem.
4. É nossa preocupação que o esforço, o interesse e o trabalho desenvolvidos por estes alunos sejam correspondidos em termos avaliativos.
Esta turma de seminário em Espectáculo e Cognição tem todas as condições humanas e intelectuais para concluir o período lectivo em curso, ainda que em condições de excepcionalidade.
Para isso contribui também o extraordinário empenho dos porfessores convidados que a mim se juntaram desde a primeira hora e que nesta fase de afastamento presencial estão a contribuir para que ombro a ombro possamos concluir a nossa tarefa académica com sucesso.
Nada disto seria possível se não existisse uma vontade colectiva excepcional, inspirada nos comportamentos individuais e nas suas particularidades. É na diferença que nos revemos e através dela criamos proximidade.
Este primeiro Skype serviu também para que soubessemos uns dos outros, para que nos expressássemos sobre os nossos mais próximos e, no caso dos alunos estrangeiros, pudéssemos ter notícia dos seus familiares e amigos. Nada disto é novo em nós, pois somos, temos sido sempre uma pequena célula vital desde que iniciámos as nossas aulas.
O nosso próximo encontro por Skype terá lugar na 6ª feira, 27 de Março, o nosso dia simbólico, a partir das 16:00.