Sumários
Chaplin, Modern Times
2 Maio 2025, 11:00 • CARLO ARRIGONI
Continuação da análise de Modern Times de Chaplin. A sequência do café: relações de poder e o café-fábrica. O espetáculo do protagonista e o fim do cinema mudo. A última exibição do tramp. Contar uma história sem palavras. A sequência final: o desespero, os sorrisos e as relações humanas como a única consolação. Forças impessoais e determinismo em Modern Times.
Chaplin, Modern Times
29 Abril 2025, 11:00 • CARLO ARRIGONI
Análise de Modern Times de Chaplin. A Great Depression e o cinema americano. Modern Times: índole cómico-grotesca e índole melodramático-patética. Enredo e repetição. A sequência da fábrica: prologo e sinédoque. Os intelectuais estão a serviço do sistema de produção: a máquina para alimentar os operários. O controlo constante dos operários. O ser humano ao serviço da máquina. A saída do hospital psiquiátrico: o impacto dos tempos modernos na psique do protagonista. A omnipresença da polícia e o uso da violência. Ellen: vida familiar e agency.
Falasca-Zamponi, “Mussolini’s Aesthetic Politics”
22 Abril 2025, 11:00 • CARLO ARRIGONI
Continuação da análise de “Mussolini’s Aesthetic Politics” de Falasca-Zamponi. A teatralidade do líder. A multidão como espectadores e, ao mesmo tempo, espectáculo. O mito da nação. O nacionalismo como receita contra a política de classe. A violência fascista: usos e discursos.
Falasca-Zamponi, “Mussolini’s Aesthetic Politics”
11 Abril 2025, 11:00 • CARLO ARRIGONI
Análise de “Mussolini’s Aesthetic Politics” de Falasca-Zamponi. A concepção da política como arte e do líder político como artista que tem como material a multidão. A rejeição do parlamentarismo, da democracia e do socialismo. A influência de Le Bon na ideologia de Mussolini. A representação da multidão como mulher.
Introdução ao fascismo italiano
8 Abril 2025, 11:00 • CARLO ARRIGONI
Pequena história do fascismo italiano e das suas origens. As assembleias oceânicas: visão das filmagens do Istituto Luce da proclamação do império, do terceiro aniversario do império e do discurso de Trieste de 1938. Política cultural e censura. Cinema e propaganda: o caso de Scipione l’africano (1937) de Gallone. O mito de Roma e o papel da multidão.