Alteridade, diversidade, globalização. A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.
4 Dezembro 2015, 16:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Leitura e análise do início do primeiro capítulo do (polémico) livro O mundo é plano de Thomas L. Friedman.
A imagem do ‘mundo plano’ e a mudança das relações internacionais de acordo com o texto de Friedman.
A comparação entre o Diário de Colombo (epígrafe da obra) e o texto de Thomas L. Friedman sobre a Índia contemporânea e globalizada: as analogias existentes entre os dois textos (a natureza ‘informativa’ de ambos os textos, o mercantilismo e a representação do Outro).
A alteridade cultural: o retrato pitoresco da diversidade cultural presente no texto. A identidade nacional e a identidade global: a imitação (Bhabha) do ‘mimic man’ e a presença na Índia de uma identidade cultural global construída, artificial e ahistórica. A importância das novas tecnologias na modernização e divulgação dessa cultura global emergente.
As relações de poder ‘Oriente’-‘Ocidente’: o princípio da superioridade ocidental implícito no relato de Friedman.
Bibliografia:
AA.VV. (2002): Global Culture: Media Arts, Policy and Globalization (New York: Routledge).
AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).
CHABAL, Patrick (2012): The end of conceit: Western racionality after postcolonialism (London: Zed).
FRIEDMAN, Thomas L. (2009): O mundo é plano (Lisboa: Actual).