Os Estudos Culturais e o pós-colonialismo
2 Dezembro 2015, 16:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A importância da representação nos Estudos Culturais. A noção de discurso e de discurso cultural. A análise discursiva nos Estudos Culturais.
As estratégias de opressão cultural e coerção no(s) período(s) colonial(s) e a manutenção dos ecos de certas representações culturais.
O estudo do poder da representação e da exclusão cultural da perspetiva pós-colonial. O exame dos efeitos prolongados dessa exclusão nas culturas e vozes ‘periféricas’. Um exemplo paradigmático da contestação dessa exclusão: o filme La noire de… de Ousemane Sembene (1966). O estabelecimento de uma estrutura narrativa dual e de duas narrações discordantes no cinema contemporâneo.
A interpretação de Homi Bhabha do fenómeno histórico e cultural do colonialismo. A tensão presente no discurso colonial e a relação ambivalente entre o sujeito dominante e o sujeito dominado.
A figura do “mimic man”: um “objeto imprevisível” do ponto de vista cultural e identitário. A natureza paradoxal da autoridade colonial: a transmissão do conhecimento e o questionamento do discurso colonial.
A dimensão ‘incomensurável’ da diversidade cultural e a impossibilidade de classificá-la e estudá-la através de “molduras universais” (tais como o Marxismo histórico ou a democracia liberal). O “hibridismo”: uma nova área de negociação do significado e da representação.
Bibliografia:
AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).
BHABHA, Homi (2010): The location of culture (London: Routledge).
CHABAL, Patrick (2012): The end of conceit: Western racionality after postcolonialism (London: Zed).