O Estudo da Cultura e os Estudos Culturais

20 Novembro 2015, 16:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 26 e 27 de novembro, se encontrará no Colóquio de Outono organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho), a aula do dia 27 de novembro não será lecionada. Foi marcada a aula de reposição no dia 3 de dezembro (das 12:00h às 14:00h na sala 2.2).

 

A delimitação dos espaços diversos existentes dentro da cultura: o ‘minifúndio’ da Arte e o ‘latifúndio’ da cultura de entretenimento na obra de Umberto Eco.

Uma visão da cultura não excludente: os estudos bakhtinianos da cultura. Uma descrição mais equilibrada dos processos de interação e negociação cultural: a heteroglossia bakhtiniana, caraterística do nosso momento histórico e cultural. O conceito e os processos de dialogismo e a problematização do monologismo na obra do pensador russo.

Os Estudos Culturais e o Centro para os Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade de Birmingham. Os estudos e obras fundacionais de Richard Hoggart, Raymond Williams, E. P. Thompson e Stuart Hall.

As caraterísticas e objetivos dos Estudos Culturais: examinar a influência das relações de poder nas práticas culturais; entender a cultura de modo complexo e analisar o contexto social e político e avaliar moralmente as práticas culturais e entender e mudar as estruturas de domínio cultural.

Os estudos culturais britânicos na década de 70: o estudo do comportamento e estilo dos grupos da juventude. O alargamento do estudo sobre a sociedade britânica na década seguinte: os estudos de raça, classe e género. A migração dos Estudos Culturais (1990) e a diversificação dos estudos sobre a cultura.

 

Bibliografia:

BAKHTIN, Mikhail (1990): Speech genres and other late essays (Austin: University of Texas).

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora).