Sumários
Aula 1
19 Fevereiro 2018, 16:00 • Ana Cristina Ferreira Mendes
Objetivos do programa (conhecimentos, aptidões e competências), conteúdos programáticos, metodologia e dinâmica das aulas, e bibliografia; avaliação da UC [1.º exercício escrito: 30% (9 de abril); 2.º exercício escrito: 35% (30 de maio); assiduidade: 5%; participação oral e apresentação oral em pares/grupos (com base em investigação sobre um tópico previamente acordado com a docente): 10%+20%]. Horário de atendimento (4.ª feira das 15h às 16h, Centro de Estudos Anglísticos; marcação com antecedência por correio eletrónico).
-NOTA 1: Para a apresentação oral em pares/grupos, os estudantes têm obrigatoriamente que elaborar um plano de trabalho e discuti-lo com a docente antes de iniciarem a preparação da mesma; os suportes digitais dessas apresentações têm que ser entregues, por correio eletrónico (anafmendes@campus.ul.pt), com antecedência. -NOTA 2: A frequência da unidade curricular implica a leitura de textos de origem diversa que estão à disposição dos estudantes na Reprografia Vermelha e via Dropbox.O estudo das culturas. Avaliação. Bibliografia.
19 Fevereiro 2018, 10:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Aula 1 (19/02): Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação.
Que é cultura? Como a interpretamos e construímos ao longo dos séculos? Que diferentes objectos a compõem? Como lidamos com mal entendidos linguísticos e diferenças culturais? Como definimos ideias de raça ou etnia ou estabelecemos critérios de diferenciação de género? Faz sentido falar em alta e baixa cultura?
O estudo das culturas. Avaliação. Bibliografia.
19 Fevereiro 2018, 08:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Aula 1 (19/02): Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação.
Que é cultura? Como a interpretamos e construímos ao longo dos séculos? Que diferentes objectos a compõem? Como lidamos com mal entendidos linguísticos e diferenças culturais? Como definimos ideias de raça ou etnia ou estabelecemos critérios de diferenciação de género? Faz sentido falar em alta e baixa cultura?