Sumários
Introdução ao estudo das culturas e exposição de métodos e objetos. As culturas europeias a pensarem-se a si mesmas – uma herança problemática 2
1 Fevereiro 2019, 10:00 • Miguel Ramalhete Gomes
Discussão das entradas “Culture” & “Civilization”, de Keywords, de Raymond Williams.
Raymond Williams. Keywords: A Vocabulary of Culture and Society. Fontana Press, 1988, pp. 57-60; 87-93.
Apresentação da disciplina.
30 Janeiro 2019, 16:00 • Annabela Rita
Apresentação do programa, da bibliografia, da calendarização do trabalho, dos critérios de avaliação e da metodologia da disciplina. Entrega da Ficha da Disciplina, onde constam, dentre outras informações, o Programa:“Da cultura como representação e prática; da “cultura erudita” às “indústrias culturais”. Identidade e alteridade culturais; monoculturalismo e multiculturalismo. Do Estudo da Cultura aos Estudos Culturais: itinerário e aspetos de uma diferenciação.” Informação sobre a avaliação: “A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira.” Os documentos da disciplina (Ficha Curricular & Planificação) estão disponíveis online [https://drive.google.com/drive/folders/1haZauqRIUMAEIZ6XIpquVX5W0bheg2Mq?usp=sharing https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1haZauqRIUMAEIZ6XIpquVX5W0bheg2Mq?ogsrc=32] |
Introdução
30 Janeiro 2019, 12:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Que é cultura? Como a interpretamos e construímos ao longo dos séculos? Que diferentes objectos a compõem? Como lidamos com mal entendidos linguísticos e diferenças culturais? Como definimos ideias de identidade ou estabelecemos critérios de diferenciação de género? Que é identidade? Que significam “apropriação cultural”, “guerras culturais”, “multiculturalismo” e “literacia cultural”? A diversidade de referências existente sobre o tópico permite mostrar aos alunos objectos culturais distintos, anulando-se a ideia de que existe alta e baixa cultura e tratando-se cada objecto na sua complexidade e discutindo-o no contexto cultural e histórico em que foi produzido. Pretende-se alargar a cultura geral dos alunos, dotá-los de espírito crítico e de capacidade de questionamento de objectos culturais que lhes são próximos.
Aula 1 (30/01): Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação. Análise de alguns objectos culturais.
Introdução ao estudo das culturas e exposição de métodos e objetos. As culturas europeias a pensarem-se a si mesmas – uma herança problemática 1
30 Janeiro 2019, 10:00 • Miguel Ramalhete Gomes
Programa da unidade curricular: o ensaio sobre a cultura e contextos de crise; avaliação; exploração preliminar de conceitos de cultura.