Sumários

Introdução ao estudo das culturas e exposição de métodos e objetos. As culturas europeias a pensarem-se a si mesmas – uma herança problemática 2

1 Fevereiro 2019, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Discussão das entradas “Culture” & “Civilization”, de Keywords, de Raymond Williams.

 

Raymond Williams. Keywords: A Vocabulary of Culture and Society. Fontana Press, 1988, pp. 57-60; 87-93.


Apresentação da disciplina.

30 Janeiro 2019, 16:00 Annabela Rita

Apresentação do programa, da bibliografia, da calendarização do trabalho, dos critérios de avaliação e da metodologia da disciplina. Entrega da Ficha da Disciplina, onde constam, dentre outras informações, o Programa:“Da cultura como representação e prática; da “cultura erudita” às “indústrias culturais”. Identidade e alteridade culturais; monoculturalismo e multiculturalismo. Do Estudo da Cultura aos Estudos Culturais: itinerário e aspetos de uma diferenciação.”

Informação sobre a avaliação: “A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira.”

Os documentos da disciplina (Ficha Curricular & Planificação) estão disponíveis online       [https://drive.google.com/drive/folders/1haZauqRIUMAEIZ6XIpquVX5W0bheg2Mq?usp=sharing https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1haZauqRIUMAEIZ6XIpquVX5W0bheg2Mq?ogsrc=32]

O blog CULTUR e a caixa de e-mail da disciplina: informação e documentação já lá consagrada (Ficha da Disciplina, Planificação das aulas, lista de alunos, etc.), a Biblio-COMO (biblioteca online com materiais de metodologia do trabalho científico) e a Biblioteca em DRIVE (com ebooks úteis sobre a matéria), em permanente actualização, a Biblio-COMO (biblioteca online com materiais de metodologia do trabalho científico), a Biblioteca em DRIVE (com ebooks úteis sobre a matéria) e a videoteca, em permanente actualização, funcionamento e elementos de acesso.


Introdução

30 Janeiro 2019, 12:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Que é cultura? Como a interpretamos e construímos ao longo dos séculos? Que diferentes objectos a compõem? Como lidamos com mal entendidos linguísticos e diferenças culturais? Como definimos ideias de identidade ou estabelecemos critérios de diferenciação de género? Que é identidade? Que significam “apropriação cultural”, “guerras culturais”, “multiculturalismo” e “literacia cultural”? A diversidade de referências existente sobre o tópico permite mostrar aos alunos objectos culturais distintos, anulando-se a ideia de que existe alta e baixa cultura e tratando-se cada objecto na sua complexidade e discutindo-o no contexto cultural e histórico em que foi produzido. Pretende-se alargar a cultura geral dos alunos, dotá-los de espírito crítico e de capacidade de questionamento de objectos culturais que lhes são próximos.   

 

Aula 1 (30/01): Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação. Análise de alguns objectos culturais. 


Introdução ao estudo das culturas e exposição de métodos e objetos. As culturas europeias a pensarem-se a si mesmas – uma herança problemática 1

30 Janeiro 2019, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Programa da unidade curricular: o ensaio sobre a cultura e contextos de crise; avaliação; exploração preliminar de conceitos de cultura.