Introdução

30 Janeiro 2019, 12:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Que é cultura? Como a interpretamos e construímos ao longo dos séculos? Que diferentes objectos a compõem? Como lidamos com mal entendidos linguísticos e diferenças culturais? Como definimos ideias de identidade ou estabelecemos critérios de diferenciação de género? Que é identidade? Que significam “apropriação cultural”, “guerras culturais”, “multiculturalismo” e “literacia cultural”? A diversidade de referências existente sobre o tópico permite mostrar aos alunos objectos culturais distintos, anulando-se a ideia de que existe alta e baixa cultura e tratando-se cada objecto na sua complexidade e discutindo-o no contexto cultural e histórico em que foi produzido. Pretende-se alargar a cultura geral dos alunos, dotá-los de espírito crítico e de capacidade de questionamento de objectos culturais que lhes são próximos.   

 

Aula 1 (30/01): Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação. Análise de alguns objectos culturais.