Espera-se dos estudantes que tenham lido os textos antes das respetivas aulas e que estejam preparados para os discutir oralmente em pormenor. A análise dos textos é feita em diálogo com os estudantes, encorajando-se a elaboração de conclusões críticas próprias. Em paralelo com uma exposição faseada de instrumentos teóricos e do contexto histórico, promover-se-á a análise e discussão regular de alguns textos breves em “pequeno grupo”, a partir de um guião disponibilizado com perguntas específicas, sendo os resultados da discussão partilhados em contexto de “grande grupo”.
Os textos desta UC (TP8) estão integralmente em inglês.
Avaliação: dois testes escritos (40% + 40%), com a possibilidade de o segundo teste ser substituído por um trabalho, e qualidade da participação na aula (20%).
Bibliografia (seleção)
Eliot, T. S. Notes Towards the Definition of Culture. London: Faber & Faber, 1962.
Horkheimer, Max & Theodor W. Adorno. Dialectic of Enlightenment: Philosophical Fragments, ed. Gunzelin Schmid Noerr, trad. Edmund Jephcott. Stanford: Stanford UP, 2002.
Williams, Raymond. Culture and Society 1780-1950. London: Vintage, 2017.
Woolf, Virginia. Selected Essays, ed. David Bradshaw. Oxford: Oxford UP, 2009.