Apresentação
26 Janeiro 2021, 17:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Apresentação do programa, incluindo modo de funcionamento e avaliação.
Levantamento da formação de base, motivação e interesses dos estudantes.
Ensino-Aprendizagem do Vocabulário
Seminário
Mestrado (PLE/PL2 e Linguística) /
Doutoramento (Linguística)
Programa geral
Preâmbulo
O presente seminário decorre pela 1.ª vez, sendo entendido como um work
in progress. Por essa razão o programa pode ser alvo de ajustamentos em
função dos interesses concretos dos estudantes e da investigação em curso para
a sua realização.
Justificativa
Adquirir um domínio considerável de vocabulário é um dos principais
problemas para quem aprende uma língua estrangeira ou segunda. O vocabulário
desempenha um papel decisivo na produção e na compreensão oral e escrita, sendo
crucial para o desempenho de atividades linguísticas. O conhecimento do
vocabulário não só faz parte da competência linguística, mas é também
importante para o aprofundamento das competências sociolinguísticas e
pragmáticas, visto as palavras de qualquer língua configurarem diversos aspetos
culturais e cognitivos.
Um conhecimento amplo do léxico a partir das perspetivas linguística,
sociolinguística e psicolinguística é assim crucial para a formação de
professores de línguas.
Objetivos
Este seminário visa a aquisição de conhecimentos básicos sobre o léxico
(abordagens, constituintes e funcionamento) e as unidades lexicais que
possibilite ao professor de língua escolher e aplicar métodos e estratégias
para promover a autonomia dos alunos na aprendizagem de vocabulário, bem como
avaliar e produzir recursos para o seu ensino.
Conteúdos
- Conceitos
fundamentais
Léxico e vocabulário: perspetivas gramatical, sociolinguística,
psicolinguística
Unidades lexicais e palavras: tipos, características
Tipos de conhecimento associados às unidades lexicais
Características da competência lexical
Conhecimento vocabular: extensão vs. profundidade
2. Aprendizagem
Aprendizagem de vocabulário no quadro da aprendizagem de uma língua
Bases da aprendizagem e o papel da memória
Aprendizagem implícita vs. explícita
Estratégias e recursos para a aprendizagem de vocabulário
3. Ensino
Seleção do vocabulário a ensinar
Métodos e atividades para ensino de vocabulário
Avaliação do conhecimento vocabular
Análise e produção de recursos para o ensino de vocabulário
Funcionamento do seminário e avaliação
O seminário funcionará em regime de avaliação contínua, pelo que a
participação nos seminários constituirá um elemento a valorar positivamente na
hora da avaliação final. Acredita-se que da partilha e discussão de ideias se
constrói o conhecimento, pelo que todos os estudantes se devem sentir convidados
(e obrigados) a intervir nos seminários, sem constrangimentos para além dos que
possam prejudicar o trabalho do grupo. As sessões do seminário pressupõem a
leitura prévia dos materiais indicados pela docente.
As aulas decorrerão, até novos desenvolvimentos, através da plataforma
Zoom. Os textos relevantes para o seminário serão disponibilizados ao longo do
semestre na plataforma Moodle. Além disso, os alunos podem sempre contactar a
docente e o grupo através de e-mail e de Whatsapp. A tutoria, individual ou em
pequenos grupos, funcionará a pedido dos estudantes, que solicitarão o
agendamento de reunião virtual com a docente. O dia prefencial para estas
atividades será a quarta-feira.
A avaliação terá por base os seguintes elementos:
- relatório de leitura de um artigo (mestrado) ou livro
(doutoramento), a entregar até 23 de março – 25%;
- trabalho monográfico de tema e dimensões a combinar com a
docente, obrigatoriamente relacionado com os conteúdos do seminário, a entregar
no final do semestre – 75%.
Bibliografia de base
Dóczi, Brigitta; Kormos, Judit. 2016. Longitudinal
Developments in Vocabulary Knowledge and Lexical Organization. Oxford, UK:
Oxford University Press.
Kersten, Saskia. 2010. The Mental Lexicon and
Vocabulary Learning – Implications for the foreign language classroom.
Tübingen: Narr Verlag.
Ma, Qing. 2009. Second Language Vocabulary
Acquisition. Bern: Peter Lang.
Taylor, John R. 2015. The Oxford Handbook of
the Word. Oxford, UK: Oxford University Press.
Webb, Stuart; Nation, Paul. 2017. How
Vocabulary is Learned. Oxford, UK: Oxford University Press.