Sumários

Aula nº3

24 Setembro 2024, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

1. A filosofia através das suas grandes questões

1.1. Dois guias: Kant e Russell. A formulação kantiana — Que posso saber? Que devo fazer? Que me é permitido esperar? — com os textos escolhidos de Immanuel Kant (Textos 13 e 14). A filosofia como antropologia. A análise russelliana da questão — Que posso saber? — em Os Problemas da Filosofia (1912). A filosofia como epistemologia. Exercendo a crítica (Texto 10).


Aula nº2

20 Setembro 2024, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Introdução.

A pergunta inicial e as suas metamorfoses — O que é a filosofia? Qual é o objecto da filosofia? Como é que a filosofia se distingue da ciência? O que é que é próprio do pensar filosófico? Qual é a aspiração da filosofia? — com textos escolhidos de José Ortega y Gasset (Texto 8), Henri Bergson (Texto 5), José Barata-Moura (Texto 1), Karl Jaspers (Texto 7) e Bertrand Russell (Texto 10).

A índole questionante da filosofia. O espanto inicial: uma possibilidade sem porquê, com textos escolhidos de Fernando Savater (Texto 2), Santo Agostinho (Texto 3), Bertrand Russell (Texto 9), José Barata-Moura (Texto 1), Santo Anselmo (Texto 4).

 


Aula nº2

20 Setembro 2024, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Introdução.

A pergunta inicial e as suas metamorfoses — O que é a filosofia? Qual é o objecto da filosofia? Como é que a filosofia se distingue da ciência? O que é que é próprio do pensar filosófico? Qual é a aspiração da filosofia? — com textos escolhidos de José Ortega y Gasset (Texto 8), Henri Bergson (Texto 5), José Barata-Moura (Texto 1), Karl Jaspers (Texto 7) e Bertrand Russell (Texto 10).

A índole questionante da filosofia. O espanto inicial: uma possibilidade sem porquê, com textos escolhidos de Fernando Savater (Texto 2), Santo Agostinho (Texto 3), Bertrand Russell (Texto 9), José Barata-Moura (Texto 1), Santo Anselmo (Texto 4).

 


Aula nº1

17 Setembro 2024, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Apresentação do programa: conteúdos, bibliografia, colecção de textos de uso lectivo e processo de avaliação.

AVALIAÇÃO

A avaliação contínua do aproveitamento individual na disciplina inclui 3 componentes: uma oral, uma metodológica e uma escrita.

A) Componente oral (45%): a participação programada numa mesa-redonda temática, a realizar em aula, tendo por referência a colecção de textos de uso lectivo, que ilustram o programa. As mesas-redondas temáticas são previamente agendadas no calendário das aulas. Cada estudante marca antecipadamente a sua participação e prepara-se mediante a escolha de 3 textos de uso lectivo sobre o tema da mesa-redonda. A colecção de textos de uso lectivo encontra-se disponível em: https://mlx.webnode.page/

B) Componente metodológica (10%): um certificado de presença numa acção de formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL.

C) Componente escrita (45%): a redacção de uma carta (3p) a um/a amigo/a, convidando-o/a ao estudo da filosofia. A carta contém obrigatoriamente: uma ou várias razões (argumentos) a favor do estudo da filosofia; e o conteúdo de leitura dum livro e dum artigo de filosofia, encontrados por pesquisa individual na Biblioteca da FLUL, com as respectivas referências bibliogáficas. O texto da carta é entregue por email, juntamente com o certificado de presença numa formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL, até à penúltima aula.

Na impossibilidade de realizar as componentes da avaliação contínua, a/o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre o curso leccionado, a decorrer na última aula.


Aula nº1

17 Setembro 2024, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Apresentação do programa: conteúdos, bibliografia, colecção de textos de uso lectivo e processo de avaliação.

AVALIAÇÃO

A avaliação contínua do aproveitamento individual na disciplina inclui 3 componentes: uma oral, uma metodológica e uma escrita.

A) Componente oral (45%): a participação programada numa mesa-redonda temática, a realizar em aula, tendo por referência a colecção de textos de uso lectivo, que ilustram o programa. As mesas-redondas temáticas são previamente agendadas no calendário das aulas. Cada estudante marca antecipadamente a sua participação e prepara-se mediante a escolha de 3 textos de uso lectivo sobre o tema da mesa-redonda. A colecção de textos de uso lectivo encontra-se disponível em: https://mlx.webnode.page/

B) Componente metodológica (10%): um certificado de presença numa acção de formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL.

C) Componente escrita (45%): a redacção de uma carta (3p) a um/a amigo/a, convidando-o/a ao estudo da filosofia. A carta contém obrigatoriamente: uma ou várias razões (argumentos) a favor do estudo da filosofia; e o conteúdo de leitura dum livro e dum artigo de filosofia, encontrados por pesquisa individual na Biblioteca da FLUL, com as respectivas referências bibliogáficas. O texto da carta é entregue por email, juntamente com o certificado de presença numa formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL, até à penúltima aula.

Na impossibilidade de realizar as componentes da avaliação contínua, a/o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre o curso leccionado, a decorrer na última aula.