Sumários

A filosofia e as suas questões

7 Outubro 2015, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº3 (7/ 10/ 15)

A filosofia e as suas questões. Da questão da origem à questão dos limites do saber.

O exercício de recensão crítica. A filosofia e as suas questões: A formulação kantiana. Apresentações orais de: Immanuel KANT, Crítica da Razão Pura (KrV, B 832 – B 834). Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão, introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, (2ª ed.) 1989, pp.[639-640]; José BARATA-MOURA, Kant e o conceito de filosofia. Com um texto em apresentação bilingue extraído da «Lógica». Lisboa, Sampedro, 1972, pp.138-140.


Exercício de Explicação de Texto

5 Outubro 2015, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

EXERCÍCIO: EXPLICAÇÃO E COMENTÁRIO DE TEXTO

 

A EXPLICAÇÃO DE TEXTO

- O sentido do texto é imanente ao texto. Deverá limitar-se ao texto e não sair dele (não in­troduzir elementos estranhos).

- Deverá tornar explícitas todas as noções, conceitos, temas e teses centrais.

- Deverá mostrar a articulação dessas noções e teses numa síntese completa e redigida em linguagem clara e concisa.

- É preciso explicar todo o texto, mas apenas o texto.

- Recorde-se de que a sequência dos enunciados (a "ordem da exposição") pode não coin­cidir com a ordem das razões.

 

Texto de trabalho

I. Kant, Informação acerca da orientação dos seus cursos no semestre de Inverno de 1765-1766.

 

 

1. Complete a referência bibliográfica do texto de Kant.

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2. Identifique  5  conceitos filosóficas centrais.

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3. Identifique 5 teses (afirmações) mais estruturantes do texto.

 

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4. Reconduza-as a uma única tese central.

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5. Proponha um título.

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6. Justifique a sua escolha.

 

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7. Aprender a filosofar é, segundo Kant, aprender a usar a razão. Quais as características do pensar racional?

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8.. Registe alguns conceitos (ou outros elementos) que permanecem ainda obscuros após a explicação e carecem de esclarecimento "fora do texto".

 

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Bibliografia secundária

Leonel Ribeiro dos Santos, "Kant e o Ensino da Filosofia".

 


A filosofia e as suas questões

30 Setembro 2015, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº2 (30/ 09/ 15)

A filosofia e as suas questões. A questão dos princípios: do ser ao saber.

A pesquisa bibliográfica (a biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade, os seus catálogos e serviços) e o comentário do texto filosófico (o tema, o problema, os conceitos fundamentais, o plano, as questões, os argumentos e a conclusão). Comentário de DESCARTES, René, Discurso do Método, João Gama (trad.), Lisboa, Edições 70, 1993, pp. 39-40.



Explicação de Texto e Noções de Metodologia

28 Setembro 2015, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

Noções de metodologia: as referências bibliográficas

 

Referência bibliográfica de uma obra com um só autor:

Umberto Eco, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa, Editorial Presença,1980.

ou:

Umberto Eco, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa: Editorial Presença,1980.

Leonel Ribeiro dos Santos, Linguagem, Retórica e Filosofia no Renascimento, Lisboa, Edições Colibri, 2004.

ou:

Leonel Ribeiro dos Santos, 2004, Linguagem, Retórica e Filosofia no Renascimento, Lisboa: Edições Colibri.

 

 

R. Lenoble,  História da ideia de Natureza, Lisboa, Ed. 70, 1990.

Albert Camus, Le mythe de Sisyphe. Essai sur l'absurde, Paris, Gallimard, 1942.

Albert Camus, Le mythe de Sisyphe. Essai sur l'absurde, 2.ª ed. Paris: Gal­li­mard, 1970.

ou:

Albert Camus, Le mythe de Sisyphe. Essai sur l'absurde, Paris, Galli­mard, 19702.

ou:

Albert Camus, Le mythe de Sisyphe. Essai sur l'absurde, Paris: Galli­mard, 21970.

 

 

 

Referência bibliográfica de uma obra com dois autores:

M. Ribeiro Sanches e A. Veríssimo Serrão, A Invenção do “Homem”. Raça, Cul­tura e História na Alemanha do século XVIII, Lisboa, Centro de Filosofia da Uni­ver­­sidade de Lisboa, 2002.

Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

ou:

M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira (coords.), Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

 

 

 

Referência bibliográfica de uma obra com editor, director ou organizador:

Pedro Calafate (dir.), História do pen­sa­men­to filo­­sófico português; vol. II. Re­nas­­ci­mento e Con­tra‑Re­forma, Lisboa, Caminho, 2001.

 

Ensinar e Aprender Filosofia num mundo em Rede, coord. M. Luísa Ribeiro Ferreira, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

ou:

M. Luísa Ribeiro Ferreira (coord.), Ensinar e Aprender Filosofia num mundo em Rede,, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

 

[org.= organizador; ed.= editor]

 

 

Referência bibliográfica de uma obra com vários autores:

AA. VV., História del Mundo Contemporáneo, Madrid, Anaya, 1979.

 

[AA. VV.= au­­tores vários].

 

 

Referência de um artigo de uma Antologia (ou capítulo de um livro):

Pierre-Jean Labarrière, "Textos sobre texto ou como silen­ciá-lo?" em [in]: Texto, Leitura e Escrita. Antologia, de Irene Borges Duarte et alii (org.), Por­to, Porto Edi­tora, 2000, pp.185-192.

 

[em = in]

 

Referência de um artigo de revista:

Cristina Beckert, "A estética do invisível na natureza", Philosophica, Lisboa, 29 (2007), 7-17

Pedro Alves, "A ideia de uma filosofia primeira na Fenomenologia de Edmund Hus­serl", Phi­losophica, 7 (1996), pp. 3-37.

ou: Pedro Alves, "A ideia de uma filosofia primeira na Fenomenologia de Edmund Hus­serl", Phi­losophica, 7 (1996), 3-37.

ou: Pedro Alves, "A ideia de uma filosofia pri­meira na Fenomenologia de Ed­mund Husserl", Phi­losophica, Lisboa, Departamento de Fi­lo­so­fia, Fa­culdade de Le­tras da Uni­­versidade de Lisboa, 7 (1996), pp. 3-37.

 

 

Referência de uma tradução:

I. Kant, Crítica da Razão Pura, trad. port. de Manuela Pinto Ribeiro e Alexandre Fra­di­que Mo­rujão. Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão, Lisboa, Fun­dação Calouste Gul­ben­kian, 3.ª edição, 1994.

ou:

Kant, Crítica da Razão Pura, trad. do alemão de M. Pinto Ribeiro e A.Fradique Mo­rujão. In­tro­du­ção e notas de A. Fra­dique Morujão, Lisboa, Fundação Ca­louste Gul­benkian, 3.ª edição, 1994.

 

 

Referência de uma entrada de dicionário ou enciclopédia:

A. Coxito, "Cartesianismo em Portugal" em [in]: Logos, Enciclopédia Luso-Bra­si­lei­ra de Fi­lo­so­fia, Lisboa-São Paulo, Ed. Verbo, vol. 1, 1989, cols. 849-857.

[col. = coluna;  cols. = colunas]

 

 

 

 

 

 

 

 


Apresentação

23 Setembro 2015, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº1 (23/ 09/ 15)

Filosofia: para que te quero? Reflexão preliminar.

Apresentação do programa: os conteúdos programáticos; a bibliografia; a composição das aulas.

Avaliação

A classificação final é a média das classificações obtidas nos dois seguintes elementos obrigatórios: 

1) Um trabalho escrito individual (7p.), previamente orientado, sobre uma das questões da filosofia, discriminadas no ponto 1. do programa, e a partir de um dos textos escolhidos a propósito. Entrega: até à última aula, 16/12/15; discussão final: data a fixar entre 4 e 15 de Janeiro 2016.

Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão escrita, com espírito crítico.

2) Participação nos exercícios práticos na aula, incluindo um exercício de apresentação oral de um texto de uso lectivo e um exercício de arguição de uma apresentação. Os textos são escolhidos da colecção disponível de textos de uso lectivo, constituída a partir da bibliografia do programa.

Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão oral, com espírito crítico.