Programa

Uma introdução à filosofia através das suas grandes questões e uma reflexão sobre a filosofia através de algumas questões metafilosóficas.

1. A filosofia e as suas questões

1.1. A índole questionante da filosofia

1.2. Guias para as grandes questões da filosofia: Kant e Russell

1.3. A diacronia das questões filosóficas: da questão antiga dos princípios à questão presente do fim do homem

1.4. A sincronia das questões filosóficas: o filósofo e as questões do seu tempo

2. Questões metafilosóficas

2.1. A filosofia e a sua história: a relação em questão

2.2. Unidade ou pluralidade da filosofia? Disciplinas e correntes filosóficas

2.3. O valor da escrita em filosofia

2.4. A escola e o valor da filosofia


Avaliação

A classificação final do aproveitamento na disciplina é a média das classificações a obter em 2 elementos obrigatórios individuais: um oral, a ser integrado no período lectivo; e um escrito, a ser entregue até 17/12/2021.

1. O elemento oral visa apreender articuladamente os conteúdos do programa e estimular a expressão oral, e consiste num exercício de apresentação oral de 3 textos de uso lectivo, a realizar em aula, mediante agendamento prévio. Os textos são escolhidos a partir da colecção de textos de uso lectivo, disponível em: http://www.mlx.webnode.com

2. O elemento escrito visa estimular a autonomia individual na pesquisa e exercitar a expressão escrita, e consiste na construção de uma bibliografia (1p), incluindo a leitura comentada de um elemento bibliográfico (2p) e uma formação certificada de utilizadores da Biblioteca da FLUL (1p). Para a construção da bibliografia, escolha uma obra citada na colecção de textos de uso lectivo e proceda à pesquisa bibliográfica, centrando-se ou na própria obra ou no seu autor ou no tema dominante. A bibliografia deve ter um título que indique o sentido da pesquisa. A recensão deve ser encabeçada pela referência bibliográfica da obra escolhida para ler e comentar.

Caso não possa realizar algum dos dois elementos obrigatórios, o estudante pode substituir o elemento em falta por um teste sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula. Neste caso, a classificação final é a média das classificações do teste e do outro elemento de avaliação (oral ou escrito) entretanto realizado.

 

Bibliografia

ARISTÓTELES. Metafísica I. Edição trilingue por Valentín García Yebra. Madrid: Editorial Gredos,1990².

BARATA-MOURA, J., Kant e o Conceito de Filosofia. Lisboa: Centro de Filosofia da FLUL, 2007.

MATOS, S. C., e J. R. DO Ó (Coords.). A Universidade de Lisboa. Séculos XIX-XX. Vol. II. Lisboa: Universidade de Lisboa e Edições Tinta-da-China, 2013.

PLATÃO. Fedro. Tradução de José Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 2009.

RUSSELL, B. The Problems of Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1984 (9ª impressão com apêndice).