PROGRAMA
Uma introdução à filosofia através das suas grandes questões, com alguma reflexão metafilosófica.
1. A filosofia e as suas questões
1.1. A índole questionante da filosofia
1.2. Guias para as grandes questões da filosofia: Kant e Russell
1.3. A sincronia das questões filosóficas: o filósofo e as questões do seu tempo
1.4. A diacronia das questões filosóficas: da questão antiga dos princípios à questão presente do fim do homem
2. A filosofia e a sua história: a relação em questão
3. A filosofia: una ou múltipla?
3.1. A pluralidade de disciplinas
3.2. A pluralidade de correntes filosóficas
4. A filosofia e a escrita
5. A filosofia e a escola
AVALIAÇÃO
A avaliação contínua do aproveitamento nesta disciplina inclui as 2 componentes, oral e escrita, e obriga às 2 tarefas a seguir descritas, no âmbito de cada uma das 2 componentes.
A) Componente oral (50%)
A.1) Uma apresentação oral de 3 textos de uso lectivo, a realizar em aula (40%). Os textos são escolhidos a partir da colecção de textos de uso lectivo, disponível em: https://mlx.webnode.page/. A apresentação tem uma parte de exposição (15 minutos) e uma parte de debate (10 minutos), e é previamente agendada. Sugestão: propor uma imagem e justificá-la em articulação com o título da exposição.
A.2) A participação regular no curso, inclusivamente, na parte de debate das apresentações dos colegas (10%).
B) Componente escrita (50%)
B.1) Um projecto de trabalho filosófico sobre um dos tópicos ou subtópicos do programa desta disciplina (3p), a entregar até à penúltima aula (40%). Este projecto inclui: um título; um texto introdutório (1p); uma sinopse de tópicos, incluindo, cada um deles, uma breve explicitação do potencial desenvolvimento (1p); e uma bibliografia (1p), construída mediante pesquisa na Biblioteca da FLUL.
B.2) Um certificado de presença numa acção de formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL (10%).
Na impossibilidade de realizar as tarefas da avaliação contínua, o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula.
BIBLIOGRAFIA
BARATA-MOURA, J., Kant e o Conceito de Filosofia. Lisboa: Centro de Filosofia da FLUL, 2007.
GALVÃO, P. (Org.), Filosofia. Uma Introdução por Disciplinas. Lisboa: Edições 70, 2016.
MATOS, S. C., e J. R. DO Ó (Coords.). A Universidade de Lisboa. Séculos XIX-XX. Vol. II. Lisboa: Universidade de Lisboa e Edições Tinta-da-China, 2013.
RUSSELL, B. The Problems of Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1984 (9ª impressão com apêndice).
SHAND, J. (Ed.). Fundamentals of Philosophy. Londres / Nova Iorque: Routlege, 2003.