Apresentação

21 Setembro 2016, 16:00 Luísa Afonso Soares

Apresentação do programa e metodologia de trabalho.

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dominar os principais conceitos dos estudos de género, articulando-os com outras perspectivas teóricas na área dos estudos de identidade.

Adquirir competências que permitam entender a discursificação das relações de género ao longo da história da cultura, a sua reprodução ou desconstrução em diferentes práticas sociais e culturais.

Reflectir criticamente sobre questões de género e identidade.

6.Conteúdos programáticos

Estudos de Género -- genealogia e conceitos básicos

Modelos culturais de feminilidade e masculinidade - tradições discursivas

Performatividade, constituição e transgressão da identidade de género

Género, espaço e poder

Políticas culturais do corpo

Pós-Género

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas são teórico-práticas, com uma componente expositiva e uma componente de discussão e participação dos estudantes. Privilegiam-se estratégias que envolvem a discussão orientada de textos inscritos nas temáticas do programa, o debate de temas e a apresentação de trabalhos.

A unidade curricular funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regime Geral de Avaliação da FLUL.A classificação final resulta da média ponderada de três elementos obrigatórios: dois exercícios escritos presenciais (60%) e um trabalho escrito com discussão final (30%). É também valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas (10%).


10.Bibliografia

Canning, Kathleen, Gender History in Practice: Historical Perspectives on Bodies, Class and Citizenship, Cornell University Press, New York 2006.

Connell, R.W./Rebecca Pearse,  Gender: In World Perspective, Polity Press, Cambridge, 2014.

Cranny-Francis, Anne, et al., Gender Studies: Terms and Debates. Palgrave Macmillan, New York, 2003.

Dines, Gail/ Humez, Jean M. Gender, Race, and Class in Media. A Text-Reader. Boston, Sage Publications, 2003.

Ghaill, Máirtin Mac an, Gender, Culture and Society: Contemporary Femininities and Masculinities, Palgrave Macmillan, 2006.

Gauntlett, David, Media, Gender and Identity. An Introduction, Oxfordshire: Routledge, 2002;

Macedo, Ana Gabriela (org.), Género, Identidade e Desejo. Antologia Crítica do feminismo Contemporâneo, Livros Cotovia, Lisboa 2002.

Scott, Joan Wallach, Gender and the Politics of History, Columbia University, New York, 1999.